Montar um quarto infantil pequeno pode ser um desafio, mas veremos no post de hoje que com uma marcenaria bem pensada e uma pitada de criatividade podemos alinhar decoração, praticidade e funcionalidade.
Dependendo da configuração do quarto e disposição dos móveis é possível utilizar bem cada espacinho, como podemos conferir no projeto a seguir que possui ótimas ideias!
A cama encostada na parede da janela ganhou um painel lateral para embutir o caimento da persiana e de quebra, um espaço para organizar livros. Na parte inferior da cama, gavetas podem armazenar jogos, brinquedos, roupas de cama etc. deixando-os em fácil acesso. Se desejar é também possível embutir uma cama auxiliar abaixo das gavetas.
A cabeceira da cama teve profundidade alinhada com o guarda-roupa, podendo funcionar como baú, ótimo para guardar itens volumosos como edredons, cobertores e travesseiros. Também aproveitou-se o espaço acima com armários aéreos que podem armazenar materiais escolares, por exemplo.
Ainda foi possível instalar uma escrivaninha na parede oposta ao guarda-roupa. Reparem também que abaixo da bancada, em frente à cama, há um compartimento que pode ser utilizado como gavetão com prateleiras para guardar calçados.
Como a mesinha fica posicionada logo na entrada do quarto, o canto chanfrado facilita a circulação e possibilita a inclusão de nichos.
Abaixo, um exemplo de como pode ser utilizado o gavetão sob a mesa de estudos:
O próximo quarto também foi muito bem aproveitado com uma boa estante com portas, nichos e gavetas para acomodar brinquedos e outros pertences da criança.
Uma pintura em meia parede em cor mais escura faz as vezes de cabeceira e segue para a parede lateral. Essa é uma técnica interessante para quartos infantis, pois economiza espaço e disfarça possíveis sujeirinhas na parede.
A cama tamanho solteiro padrão foi projetada com nicho para guardar futton dobrável, gaveta rasa para organizar material escolar e mais dois gavetões.
A lateral da estante e do guarda-roupa ainda foi aproveitada para instalação de prateleiras para livros e régua de crescimento.
As camas box com baú são ótimas para quartos pequenos, mas para crianças as gavetas são mais fáceis de manusear.
Nesse próximo quarto, em vez de gavetas optou-se por um espaço aberto abaixo da cama, o qual abriga caixas organizadoras, muito úteis também para uso em prateleiras que também foram instaladas acima da cama.
LEIA TAMBÉM
Em quartos infantis é interessante a inclusão de uma mesinha para atividades. Na inspiração a seguir, foi elaborada uma mesa menor com rodinhas (podem ser travadas) que se encaixa sob outra bancada mais alta, a qual poderá ser utilizada futuramente como escrivaninha.
Outra sugestão para quartos infantis pequenos é uma bancada de estudo retrátil que além de prática, pode abrigar livros e materiais escolares no módulo fixo.
Dependendo do layout do quarto, uma mesa ao lado do guarda-roupa pode se ajustar bem ao espaço, aproveitando-se também a área superior com prateleiras ou armários aéreos, assim como abaixo da bancada com gaveteiros ou armários.
Uma opção bacana para quarto infantil pequeno são as mesinhas de parede dobráveis. Você encontra diferentes modelos no mercado, alguns inclusive, com espaço para guardar materiais de pintura.
Uma configuração comum em quartos infantis é a cama encostada em uma das paredes laterais do cômodo. Dessa forma, o espaço abaixo da janela pode ser bem aproveitado com nichos, prateleiras ou gavetas para organizar brinquedos, como pode ser visto no próximo projeto.
Ainda neste quarto, podemos ver a bancada de estudo do lado oposto à cama. Uma ideia é suspender os lápis de cor e outros materiais na parede para liberar espaço na mesa.
As bicamas são ótimas opções para receber algum amiguinho em casa, mas é necessário deixar um espaço livre para abertura da cama auxiliar. No projeto a seguir, foi elaborada uma cama com espaço para colchões dobráveis. Assim, foi possível adicionar gavetões ao lada da cama para organizar os brinquedos e deixá-los facilmente acessíveis. O painel amarelo com nicho abriga carrinhos, bonequinhos e contribuem com a decoração do quarto.
Caixas organizadoras com rodinhas também trazem praticidade. Nesse próximo quarto, elas ficam abaixo da bancada, as quais futuramente darão espaço para uma cadeira de estudos.
Dependendo do pé direito do apartamento, é possível elaborar locais de armazenamento até mesmo acima da porta ou janela com armários ou nichos, como visto no quarto abaixo, os quais foram utilizados para guardar colchões dobráveis.
Caso a metragem do quarto seja muito reduzida, uma ideia é a cama retrátil. Assim, quando não estiver em uso, pode ficar “fechada” liberando espaço para brincar.
Outra sugestão é instalar a cama no alto para poder aproveitar o espaço abaixo.
Como pudemos observar, em quartos pequenos, aproveitar as paredes com nichos ou prateleiras é fundamental. Na inspiração a seguir, o painel de madeira que integra a cabeceira seguiu até o fim da parede, ganhando formato de casinha para a instalação de prateleiras para livros e brinquedos.
Prateleiras ajudam na organização do quarto sem pesar na decoração.
As prateleiras instaladas com trilho, também conhecidas como cremalheiras, são ótimas opções para organizar quartos infantis, já que contam com suportes que podem ser movimentados conforme a necessidade.
No quarto a seguir, um dos nichos foi aproveitado para guardar bolas. Essa ideia é bacana para bichos de pelúcia também. Para acessá-los é só abaixar as cordas elásticas.
E olha que legais esses sacos de roupa suja suspensos na parede! Ensinam as crianças de forma divertida e também ajudam a decorar o quarto.
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!