No mercado encontramos diferentes modelos de cubas para banheiro e conhecer os tipos existentes pode ajudar bastante na escolha. Embora pareça uma decisão simples, muitos detalhes devem ser pensados e avaliados para aliar beleza, funcionalidade e praticidade.
CUBA ESCULPIDA
Atualmente, uma das mais utilizadas nos banheiros é a cuba esculpida na própria bancada utilizando um único material, que confere uma unificação visual muito interessante para banheiros pequenos e um efeito clean e sofisticado à decoração.
Além do fator estético, uma das vantagens da cuba esculpida é a possibilidade de elaborá-la nas medidas e formato que você desejar.
Dentre os materiais mais usados estão as pedras naturais como granito e mármore, assim como as sintéticas, produzidas industrialmente, que contam com uma ampla gama de cores e texturas como o silestone, nanoglass, marmoglass, entre outros.
As bancadas e cubas revestidas com porcelanato também têm ganhado destaque nos banheiros por seu investimento mais simples e pela grande variedade de cores e estampas disponíveis no mercado.
Em banheiros pequenos, pode-se utilizar o mesmo porcelanato tanto nas paredes como na bancada e cuba, propiciando uma sensação de espaço maior devido à essa integração. Reparem que no banheiro abaixo até o nicho dentro do box recebeu o mesmo revestimento.
Independente do material escolhido, para a elaboração da cuba esculpida é imprescindível mão de obra qualificada.
A cuba pode ser feita com ralo aparente ou com ralo oculto. Nesta última opção, o ralo é escondido por uma peça feita do mesmo material da cuba. Esta peça pode ser fixa, normalmente uma rampa com somente uma fresta para saída de água, mas muitas pessoas não a indicam pela dificuldade de limpeza e manutenção, já que não há como acessar o fundo da cuba, onde está localizado o ralo.
Assim, a peça removível é a mais utilizada, podendo esta preencher todo o fundo da cuba ou somente uma parte, como nos modelos com rampa. Ela facilita a limpeza, porém há quem não as ache práticas no dia a dia, além do risco de quebrar ou lascar ao manuseá-la.
Essa rampa deixa as cubas muito bonitas e modernas, mas deve-se ter atenção com a altura da torneira ou misturador, pressão da água e direção do jato, pois a água pode espirrar para fora da cuba sempre que for utilizada. O mesmo pode ocorrer com cubas muito rasas.
As cubas esculpidas normalmente têm fundo reto na área do ralo e uma das reclamações que vi é que a água pode ficar empoçada por não ter caimento, formando limo e mau cheiro caso não sejam higienizadas adequadamente e com frequência. No entanto, esse problema pode ser resolvido elaborando um caimento para a água não acumular.
Outra opção para esconder o ralo é a válvula click, que não o oculta totalmente, mas oferece um resultado mais elegante.
Clique aqui para ver a opinião de uma pessoa que utiliza a cuba esculpida em seus banheiros a cerca de um ano.
CUBA DE APOIO
As cubas de apoio são instaladas sobre a bancada e também são muito versáteis na decoração, sendo encontradas em diferentes materiais, tamanhos, formatos e cores.
As cubas de louça são muito utilizadas por serem resistentes e fáceis de higienizar. Os modelos redondos ficam ótimos em bancadas pequenas, se ajustando bem ao espaço e trazendo um toque delicado à decoração.
Atente-se ao tamanho da cuba, pois caso seja muito pequena, água pode ser espirrada na bancada com frequência, tendo que ficar enxugando-a. Da mesma forma, na hora de lavar também não é possível escoar a água da bancada para dentro da cuba. Nesse quesito, as cubas esculpidas ou embutidas são muito mais práticas.
Pelo fato da cuba de apoio ser instalada acima da bancada, o armário do banheiro ganha um maior espaço interno, possibilitando também a elaboração de diferentes divisórias e compartimentos.
Em contrapartida, fique atento ao modelo da cuba, pois caso a borda da cuba seja alta, é necessário uma bancada mais baixa, reduzindo a área interna do gabinete.
LEIA TAMBÉM
CUBA DE SEMIENCAIXE
As cubas de semiencaixe também são bastante utilizadas em banheiros pequenos, pois podem ser instaladas em bancadas com pouca profundidade, conseguindo manter um bom tamanho de lavatório.
Como a área de encaixe da cuba com a bancada fica visível, é necessário um bom acabamento para que o resultado fique bonito.
Alguns modelos de cuba de semiencaixe possuem uma borda mais larga, chamada ‘mesa’, que permite que a torneira seja instalada diretamente na louça.
Para evitar que a bancada molhe ao abrir e fechar a torneira, uma dica é optar por modelos que tenham alavanca na parte superior do metal, como no exemplo a seguir, assim os respingos caem diretamente na cuba.
CUBA DE SOBREPOR
A cuba de sobrepor encaixa na bancada e fica com a borda sobressalente, também sendo encontrada em diferentes formatos e materiais. Assim como as cubas de apoio e semiencaixe, é necessário secar a bancada com um pano quando molhada, já que não há como escoar a água para a cuba.
CONFIRA TAMBÉM
CUBA DE EMBUTIR
A cuba de embutir tradicional tem sido substituída pelos novos tipos que vêm surgindo no mercado, no entanto, apesar de sua simplicidade, é uma das mais práticas para higienizar e não exigem muitos cuidados no dia a dia.
Os modelos ovais são os mais comuns, mas também encontram-se cubas de embutir em outros formatos que podem se adequar melhor dependendo da bancada.
Como puderam observar, é importante se atentar a alguns detalhes na hora de decidir qual cuba colocar no banheiro, afinal, é um item caro e que será utilizado diariamente e, dependendo do tipo e modelo escolhido, a troca não é tão simples.
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!