Uma das formas mais fáceis de produzir mudas é através do enraizamento de plantas na água. Essa técnica, conhecida como estaquia, pode ser feita com pedaços de ramos, galhos ou folhas.
Algumas plantas enraízam com bastante facilidade e outras demoram um pouco mais, assim como existem espécies que não são compatíveis com esse método.
Após colocá-las na água, escolha um local que tenha claridade, mas que não bata sol diretamente nas mudas. E para evitar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é importante trocar a água dos frascos ao menos 1 vez por semana e lavá-los com sabão e bucha ou escovinha.
Além de ser uma forma econômica de conseguir mais plantas, você pode aproveitar essa etapa enquanto aguarda o enraizamento para decorar a casa. Recipientes transparentes ficam muito charmosos e permitem acompanhar melhor o crescimento das raízes que trazem ainda mais beleza ao processo.
Veja a seguir algumas ideias para se inspirar!
TUBOS DE ENSAIO
Os tubos de ensaio são muito utilizados para fazer mudinhas de plantas. Com eles podemos criar modelos muito legais, tanto para deixar apoiado sobre alguma superfície como para fixar em alguma parede.
Caso a intenção seja deixar os tubos de ensaio suspensos no suporte, utilize tubos com orla (borda) para que fiquem nele apoiados. Na inspiração abaixo, foi feita uma bela estação de propagação com suportes de madeira pintados da mesma cor da parede.
E que tal uma estante suspensa para acomodar os tubos de ensaio feita com ripas de madeira e barbante? Cabem várias mudinhas e basta apenas um prego ou parafuso para prendê-la na parede.
Outra sugestão é cortar um galho grosso em rodelas e com auxílio de uma furadeira, fazer um buraquinho no centro, sem transpassar a madeira, para inserir um pequeno ímã forte (utilize os de neodímio). Fixe outro ímã com super cola no tubo de ensaio e aguarde 24h para secar bem antes de colocar as mudinhas.
E olhem só, usando ímã você pode até dispor os tubos com mudinhas na geladeira!
VASOS DE PAREDE DE VIDRO
Os vasinhos de parede feitos de vidro ficam lindos e delicados na decoração, podendo ser encontrados em diferentes tamanhos e formatos. Você pode colocar somente as mudinhas ou adicionar pedrinhas no fundo também.
QUADRO VIVO
Gosta de ideias criativas? Veja esse quadro vivo que expõe uma bela mudinha de singônio. Um “faça você mesmo” simples feito com moldura, ganchinho e um pequeno vaso com alça, como um porta velas, ou que pode ser feita com arame ou barbante.
REAPROVEITE FRASCOS DIVERSOS
Não é preciso muito para montar uma bonita composição de vasos. Reutilize recipientes de diferentes formatos e alturas, como frasco de geleia, azeitona, molho de tomate etc., além de garrafas de bebidas.
VIDRARIA DE LABORATÓRIO
Assim como os tubos de ensaio, as outras vidrarias de laboratório estão em alta na decoração, acomodando lindamente as mudas e suas raízes. O frasco erlenmeyer, visto abaixo, é um dos mais utilizados.
Os balões de fundo redondo apoiados no tripé ficam muito charmosos com as mudinhas.
Os frascos âmbar, também muito utilizados em laboratório, têm aparecido bastante na decoração como recipiente para detergente, shampoo, condicionador etc. Na inspiração a seguir, eles foram utilizados como vasos para as mudas de plantas.
Algumas plantas duram bastante tempo na água, então é possível mantê-las nesse sistema antes de plantá-las na terra, caso queira aproveitá-las mais um pouquinho na decoração.
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!