Ícone do site Viajando no Apê

Revestimento para cozinha: vários modelos para você se inspirar!

Assim como o planejamento dos armários, escolha da bancada e piso, também é importante decidir qual revestimento instalaremos na cozinha.

Com a forte tendência das cozinhas americanas e ambientes integrados, a cada dia novos produtos vêm surgindo no mercado para ampliar as possibilidades de decoração.

No entanto, por ser um ambiente que requer higiene constante pelo contato com alimentos, vapores e gorduras, temos que pensar na praticidade e facilidade de limpeza, além do fator estético. Assim, recomenda-se dar preferência para revestimentos que tenham superfície lisa, sem ranhuras e de boa qualidade para evitar infiltrações na parede.

Confira as inspirações de revestimentos para a cozinha!

Os revestimentos marmorizados têm aparecido bastante nas cozinhas atuais. Dentre eles se encontram o próprio mármore e materiais que o imitam como os porcelanatos e pedras industrializadas como o corian e quartzo, por exemplo.

O porcelanato marmorizado pode ser uma boa escolha, pois são encontrados em diferentes tamanhos, tonalidades e padrões de veios. Além disso, pode-se optar por acabamento polido, esmaltado ou acetinado.

Uma sugestão é ornar a cor dos armários da cozinha com os veios do revestimento marmorizado e utilizar peças de grandes formatos para garantir um visual mais limpo, sem recortes e com menos rejunte, facilitando a limpeza.

Porcelanato Mármore Paraná da Roca e bancada em nanoglass. Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest
Bancada em quartzo branco e parede revestida com mármore Grigio, bem rajado. Imagem via

O mesmo material utilizado para revestir a parede da cozinha, pode ser utilizado para elaborar a bancada da pia e balcão.

Balcão, bancada e parede revestida com quartzo Calacata. Imagem via

Uma pedra natural brasileira que reproduz a aparência do mármore é o quartzito Taj Mahal, caracterizado por veios suaves e tons quentes como branco com bege ou marrom claro ou ainda marrom acinzentado.

Quartzito Taj Mahal na bancada e parede da cozinha. Imagem via

Reparem que em alguns projetos não é instalado frontão na parede, também conhecido como rodabanca, dando um aspecto mais clean à cozinha. Para não ter problemas com infiltrações, profissionais indicam o uso de porcelanatos ou cerâmicas de boa qualidade ou materiais não porosos como granitos ou pedras sintéticas, tanto na bancada quanto na parede. Veja mais informações aqui!

Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Porcelanato marmorizado Mare D’Autunno da Portobello. Imagem via

Assim como o mármore, os granitos são bastante utilizados para revestir a parede da cozinha, como na inspiração a seguir, em que o granito Branco Siena também foi utilizado na bancada da pia e balcão para refeições.

Bancadas e parede revestidas com granito Branco Siena. Imagem via
Bancada e parede revestidas com granito Pitaya. Imagem via
Imagem via
Imagem via

Já nesta próxima cozinha, a parede foi revestida com dois tipos de materiais, o granito Branco Alpha Matte que também foi utilizado para fazer a prateleira e elaborar a bancada e no restante da parede da pia foi utilizado azulejo branco.

Bancada e parte da parede revestida com granito Branco Alpha Matte. Imagem via

LEIA MAIS




Caso você prefira cozinhas sem muita informação, pode optar por revestimentos mais uniformes, de cor única, como podemos ver nas duas inspirações a seguir.

Imagem via
Imagem via

Outro revestimento para cozinha que faz bastante sucesso é o “azulejo de metrô”, também conhecido como subway tile, um ladrilho retangular, normalmente com acabamento brilhante e bordas bisotadas. Podem ser encontrados em diversas cores.

Imagem via

Para conferir um ar mais descolado à cozinha abaixo, os tijolinhos modelo metrô foram rejuntados em preto, dando destaque para as peças.

Imagem via
Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest
Imagem via

Também existem ladrilhos mais estreitos e de maior comprimento que são ótimos para fazer assentamentos diferentes e modernos na parede da cozinha, como a paginação em escama de peixe em que as peças são encaixadas formando ângulos de 90°.

Utilizando rejunte de cor diferente dos ladrilhos, a composição fica mais evidente, ao passo que se forem da mesma coloração, o resultado torna-se mais discreto e sutil.

Revestimento para cozinha com paginação escama de peixe. Imagem via
Imagem via
Imagem via

Ainda falando dos azulejos retangulares, existe a possibilidade de assentá-los verticalmente, alinhados ou não.

Imagem via
Imagem via
Imagem via

LEIA MAIS




A Portobello possui uma linha chamada Gouache com revestimentos coloridos e inspirados na pintura em guache. Os azulejos possuem um certo relevo, com leve profundidade e modulações não uniformes que oferecem perspectivas diferentes dependendo da incidência de luz.

Revestimento linha Gouache, da Portobello. Imagem via
Revestimento linha Gouache, da Portobello e bancada de porcelanato Veneto, da Portinari. Imagem via
Imagem via
Imagem via
Revestimento Gouache Brume, da Portobello. Imagem via
Revestimento Gouache Mer, da Portobello. Imagem via

A Roca também possui uma coleção parecida de revestimento, chamada Olaria.

Revestimento da Coleção Olaria, da Roca Cerámica. Imagem via

Embora os revestimentos de grandes formatos tenham grande saída, as peças de azulejos e ladrilhos ainda são muito utilizadas na cozinha para conferir charme e personalidade à decoração, já que podemos encontrar uma ampla variedade de opções de modelos e cores no mercado.

Imagem via

Os revestimentos com figuras geométricas são boas opções para conferir uma decoração despojada à cozinha. No mercado podem ser encontrados diferentes produtos que vão desde a ladrilhos estampados com formas geométricas, pastilhas que formam variadas figuras ou mesmo peças em formato geométrico.

Imagem via

Pelo fato das pastilhas necessitarem de mais rejunte, recomenda-se aplicá-las juntamente com um frontão, evitando o contato frequente com a água que por vezes fica empoçada na bancada da pia.

Pastilhas da linha Cúbica da Portobello. Imagem via
Pastilhas da linha Cúbica da Portobello e bancada de quartzo branco. Imagem via
Imagem via
Imagem via
Ladrilhos hidráulicos da Ladrilar. Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Imagem via
Ladrilhos hidráulicos da Ladrilar. Imagem via

LEIA MAIS




Também temos os ladrilhos hidráulicos com lindas estampas que formam um verdadeiro mural na parede da cozinha. Você os encontra em diferentes cores e desenhos, podendo ser utilizados em decorações mais delicadas, rústicas, modernas etc.

Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

Também podemos conseguir uma decoração descontraída com ladrilhos com desenhos simples como traços.

Revestimento Traço, da Lurca e bancada de granito São Gabriel. Imagem via
Parede da cozinha revestida com ladrilhos da Dalle Piagge. Imagem via
Imagem via
Imagem via
Azulejo Step, da Estudio Mosaico e bancada de quartzo branco. Imagem via
Imagem via
Imagem via

Dentre os revestimentos 3D, recomenda-se escolher modelos com relevo mais baixo para facilitar a limpeza e possibilitar a instalação de itens na parede como aramados, organizadores, purificadores de água etc.

Imagem via
Imagem via
Revestimento da Portinari. Imagem via

Qual revestimento para cozinha você gostou mais?

Espero que tenham gostado das inspirações! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!

Sair da versão mobile