Quem tem gato sabe da importância de ter uma caixa de areia. Este item é muito importante na rotina dos felinos e acabam surgindo dúvidas de onde colocar e como esconder o banheiro dos bichanos em um apartamento pequeno.
Profissionais recomendam que a caixa de areia seja colocada em um ambiente tranquilo, sem muito barulho ou movimentação e longe do comedouro e bebedouro.
Outro ponto importante tanto para tutores quanto para os peludos é a circulação de ar. Gatos são muito sensíveis a odores, assim é indicado escolher um local que haja ventilação.
Neste post veremos que com soluções de marcenaria e ideias criativas é possível conciliar as recomendações com a decoração do lar, mesmo em apartamentos pequenos!
A varanda é um dos ambientes frequentemente escolhidos para acomodar a caixa de areia dos felinos, já que costuma ter menos circulação de pessoas. Na inspiração a seguir, o banheiro dos gatos foi escondido por um banco feito com ripas de madeira e nele ainda foi instalada uma torneira para eles beberem água fresca.
Nesta outra varanda foi elaborada uma estrutura ripada para esconder a condensadora e um banco baú para ocultar a caixa de areia dos gatos.
Caso o apartamento não tenha varanda, uma opção é manter a caixa de areia na lavanderia. Como esse cômodo costuma ser pequeno, uma sugestão é deixar um espaço abaixo do tanque para a caixa. Você pode elaborar um armário para escondê-la ao mesmo tempo que deixa a área de circulação livre.
Também pode-se reservar o compartimento inferior do armário de vassouras e materiais de limpeza para dispor a caixa de areia. No exemplo a seguir, a portinha do gato foi instalada na lateral do armário para que o felino passe por um tapetinho após utilizar o banheiro, espalhando menos areia pela casa.
Outra ideia é fazer um móvel específico para abrigar a caixa de areia do gato.
Se a sua área de serviço tiver divisória separando-a da cozinha e você preferir, pode apenas escolher um local para colocar a caixa de areia, sem precisar escondê-la, simplesmente deixando um espaço abaixo do tanque, por exemplo, ou abaixo do armário da lavanderia.
No apartamento a seguir, foram feitos nichos no armário da cozinha e área de serviço para dispor os potes de ração e caixas de areia, respectivamente, para que não fiquem espalhados na área de circulação.
Para que seja possível manter a divisória da cozinha fechada, uma ideia é fazer uma abertura na parte inferior para que os gatos possam passar.
LEIA TAMBÉM
Ainda, é possível compartilhar o seu banheiro com o gatinho, deixando a caixa de areia dentro do gabinete ou elaborar um móvel para colocar embaixo do armário. Veja algumas ideias a seguir.
Se em nenhum desses locais for possível acomodar a caixa de areia, vale testar outras áreas do apartamento. Para que fique camuflada na decoração, uma ideia são os móveis disfarçados de rack, buffet, mesinha lateral etc.
Você mesmo pode fazer um móvel de acordo com as medidas e compartimentos necessários, também pode encomendar com um marceneiro, comprar um modelo pronto ou ainda adaptar alguma mobília. No projeto abaixo, por exemplo, uma portinha para gato foi instalada na lateral do móvel.
Em móveis de maior comprimento é possível adicionar um tapetinho antes da caixa de areia para evitar que ela seja espalhada para fora.
Abaixo, um banco organizador foi transformado para receber o banheiro do gato.
Uma mesinha também pode ser utilizada para esconder o banheiro do gato. Na inspiração abaixo, corda de sisal foi colada nas pernas do móvel para que o bichano possa arranhar e uma cortininha foi colocada para ocultar a caixa de areia.
E para finalizar, outra ideia interessante para esconder a caixa de areia de forma simples e rápida utilizando uma caixa plástica organizadora, que também facilita a higienização:
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!