As mesas de cabeceira, além de ter um grande apelo decorativo, são móveis muito úteis no quarto. Posicionados ao lado da cama, podem apoiar óculos, celular, despertador, livros, luminária, entre outros itens que utilizamos no dia a dia.
Se você curte DIY, confira algumas ideias de mesinhas de cabeceira que você mesmo pode produzir! Uma das vantagens é poder elaborá-la nas medidas e estilo que desejar, além da satisfação de ter um móvel feito por você!
A madeira pinus é bastante utilizada em projetos de “faça você mesmo”, pois é macia, fácil de trabalhar e encontrar, além de oferecer um bom custo-benefício.
A mesinha lateral a seguir é uma ótima opção para quartos pequenos, já que atua também como luminária e, por estar localizada abaixo do tampo, liberando espaço na superfície de apoio.
O próximo modelo é um charme! A porta com palhinha emoldurada traz um toque natural à decoração.
Além de você mesmo fazer os pezinhos dos móveis, uma ideia é utilizar outros materiais para tal, como cabos de vassoura e até mesmo cabides de madeira!
Ou se preferir, pode instalar suportes prontos como os estilosos hairpin legs ou os pés palito, por exemplo, se quiser um móvel com ar retrô.
Os caixotes de madeira são muito versáteis, podendo ser utilizados para elaborar diferentes móveis. Transformando-o em mesa de cabeceira, uma sugestão é instalar rodinhas em sua base.
Uma dica para quartos pequenos são as mesas de cabeceira suspensas que facilitam bastante na hora da limpeza, já que não precisam ser movidas de lugar. Nas inspirações abaixo, vemos que um simples nicho pode cumprir essa função.
LEIA TAMBÉM
Se deseja algo ainda mais simples, barato e fácil de fazer, pode optar por uma prateleira como mesinha de cabeceira. Veja se encontra alguma sobra de madeira encostada por aí, o projeto pode ficar ainda mais em conta!
Para instalá-la na parede, pode-se utilizar suportes mão francesa, encontrados em diferentes modelos, cores e medidas.
Ou então utilizar cordas, tiras de couro sintético ou até mesmo reaproveitar um cinto velho para elaborar o suporte.
A mesinha lateral abaixo é super compacta, apenas para apoiar o essencial. Assim, um outro recorte de madeira foi acoplado à prateleira de forma a permitir a instalação de uma arandela.
Já nessa próxima inspiração, uma moldura de tela de pintura foi parafusada a um pedaço de madeira para originar uma mesinha de cabeceira que pode ser utilizada para emoldurar fotos especiais. O conjunto foi fixado na parede com fita dupla face.
Você também pode emoldurar a prateleira, que tal? No projeto abaixo, a moldura foi aproveitada para suspender a luminária.
Outra sugestão é dar novos usos a diferentes itens. Uma gaveta sem uso, por exemplo, pode se transformar em uma mesa de cabeceira super criativa.
Já nesta próxima inspiração, uma cesta de palha foi fixada na parede juntamente a duas prateleiras, dando origem a uma mesinha lateral muito interessante.
Até mesmo um organizador fixado na parede pode fazer as vezes de mesinha de cabeceira, dá só uma olhada:
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!