O canto alemão nada mais é do que uma mesa de jantar composta por um banco, normalmente em “L” encostado na parede e um conjunto de cadeiras. É uma opção muito versátil para salas de jantar pequenas, pois além de otimizar o espaço, pode ser um móvel multiuso e ser integrado a outros ambientes.
VANTAGENS DO CANTO ALEMÃO
Móveis multifuncionais são essenciais em apartamentos pequenos e uma grande vantagem do canto alemão é poder utilizar o banco como baú, revelando um compartimento extra de armazenamento. Bancos com gavetas embutidas também podem ser elaborados.
Caso necessite de ainda mais espaço de armazenamento, uma ideia é fazer uma base de mesa que também sirva como armário.
Outra vantagem do canto alemão é poder encostar o banco na parede, aproximando mais a mesa de jantar, não sendo necessário deixar o espaço de movimentação que cadeiras comuns exigem. Estas por sua vez, sendo utilizadas em menor número na sala de jantar, facilitam a limpeza do dia a dia.
CANTO ALEMÃO INTEGRADO A OUTROS AMBIENTES
Ambientes integrados são grandes aliados quando se deseja obter espaços mais fluidos, melhorando a circulação e aumentando a sensação de amplitude.
Uma ideia é integrar o hall de entrada ao canto alemão, alongando o banco até a porta para que este sirva de sapateira e apoio para calçar os sapatos.
Caso você não tenha espaço para fazer uma sapateira à parte, uma ideia é inseri-la abaixo do banco do canto alemão, como foi feito no apartamento a seguir:
Dependendo da planta de sua residência, o canto alemão também poderá ser integrado à sala de estar. Reparem que nesse contexto, o banco serve como um espaço extra de convívio social, praticamente um segundo sofá.
Uma forma de integrar a sala de jantar ao estar é prolongar o rack para fazer o banco, na mesma cor para que essa continuidade promova sensação de ambiente mais amplo e harmonioso.
Também é importante se atentar ao tamanho e formato da mesa para não prejudicar a circulação. As redondas e quadradas costumam se encaixar bem em salas compactas.
O canto alemão pode ser personalizado de acordo com seu espaço. A sala do apartamento abaixo era bem pequena, então a saída encontrada pelos arquitetos foi unir o estar ao jantar sem prejudicar a circulação. Para isso, elaboraram uma mesa triangular para um melhor aproveitamento do ambiente.
LEIA TAMBÉM
DETALHES QUE PODEM SER INCORPORADOS NO CANTO ALEMÃO
Caso o canto alemão fique encostado em uma parede que tenha tomada, uma dica é transferi-la para a lateral do banco para não perder esse ponto de energia.
Também não se esqueça de solicitar o recorte na parte traseira do banco caso tenha rodapé para que o móvel possa encostar na parede.
Na inspiração acima ainda podemos notar o assento feito com bordas para encaixar o estofado e evitar que fique escorregando ao sentar. Outra sugestão é aplicar fita do tipo velcro na superfície do banco e no estofado para mantê-lo no lugar.
Outro detalhe que pode ser incorporado é a base do banco chanfrada para um melhor conforto, pois normalmente temos a tendência de sentar levando os pés um pouco para trás.
Pensando nessa questão, outra ideia é a base com recuo para os pés, como visto na imagem a seguir.
Mesmo que opte por um banco comum, uma sugestão é fazer uma base sobre um leve recuo para conferir leveza ao móvel.
Veja abaixo as medidas recomendadas por uma arquiteta para um assento confortável:
CANTO ALEMÃO EM DIFERENTES ESTILOS DE DECORAÇÃO
Charmoso e aconchegante, o canto alemão fica lindo em qualquer estilo de decoração, seja moderno, rústico, delicado, clean, sofisticado, entre outros. Existe uma ampla variedade de modelos, materiais, acabamentos e detalhes para escolher, confira a seguir mais inspirações de canto alemão!
Uma mesa redonda aliada aos bancos em “L” pode ser a solução para uma sala de jantar compacta. As cadeiras com encosto baixo e curvo parecem encaixar na mesa, favorecendo o visual.
Você pode utilizar encostos estofados ou distribuir almofadas pelo banco.
Outra sugestão é utilizar o mesmo tecido para o estofado dos bancos e das cadeiras ou cores parecidas.
Mas isso não é regra, a combinação com cores diferentes de estofado também fica muito bacana!
Para dar um toque sofisticado ao ambiente, a base do banco pode ser revestida com ripado, como visto na sala de jantar a seguir.
Na sala de jantar a seguir, foram utilizados varões na parede como suporte para o encosto dos bancos.
Já no canto alemão abaixo, o balcão da cozinha americana serviu de encosto a um dos bancos.
E olhem que aconchegante ficou o canto alemão a seguir, com uma das paredes revestida com material que imita madeira e cercado de plantas.
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!