Transformar um cômodo em closet pode ser uma solução quando o dormitório principal não dispõe de muito espaço para armazenar todas as roupas e itens pessoais.
Veremos neste post que é possível montar um closet pequeno bonito e funcional!
Mas antes de definir o projeto, é essencial determinar o que você precisará armazenar no closet. Faça uma relação aproximada dos tipos e quantidade de peças de roupas que você precisará ali organizar e como prefere guardá-las (se dobradas em prateleiras, em gavetas ou em cabides), se precisará de espaço para sapatos, acessórios, malas, penteadeira etc. Com estes dados em mãos é possível avaliar os espaços que serão destinados a cada item e se, de fato, caberá tudo.
CLOSET ABERTO
O closet aberto elaborado com repartições em MDF é um dos modelos mais adotados para o armazenamento e organização de roupas.
Uma das vantagens é a possibilidade de montá-lo em pequenos espaços e de, geralmente, apresentar um preço mais atrativo, já que consiste em sua grande parte de divisórias sem portas e ferragens relacionadas.
A ausência de portas permite que a profundidade dos módulos de cabideiros seja um pouco menor do que de guarda-roupas comuns, já que peças volumosas como casacos, por exemplo, podem ficar um pouquinho para fora. Ainda, pelo fato de não precisar abrir portas, esse tipo de closet aceita uma área de circulação reduzida, levando a um maior aproveitamento do espaço.
É interessante medir os calçados e camisas e casacos em cabides para determinar a profundidade necessária para cada setor.
Outra vantagem do closet aberto é a facilidade de visualização e localização das peças que pode agilizar a escolha do look.
Por outro lado, manter as roupas à vista exige organização constante, já que não será possível utilizar a técnica de fechar a porta para esconder a bagunça.
Embora a estrutura aberta possibilite uma maior ventilação, diminuindo as chances de mofo e bolor nas roupas, ocorre um maior acúmulo de poeira do que nos modelos fechados. Recomenda-se proteger com capa peças que são pouco utilizadas como vestidos de festa e casacos de inverno para não entrarem em contato com o pó. Assim, o closet aberto demanda limpeza com uma maior frequência.
O closet aberto possibilita a elaboração de diferentes layouts e suas repartições e tipos de módulos (gavetas, prateleiras, nichos ou cabideiros) devem ser criados conforme com sua necessidade.
Caso o espaço disponível para montar o closet não tenha janela, é possível aproveitar a menor parede, implementando um projeto em U.
No closet abaixo, o espaço para circulação ficou com 60 cm. O armário com cabideiro ganhou 55 cm de profundidade e o localizado ao lado da penteadeira, destinado a bolsas e sapatos, ficou com 30 cm de profundidade.
Reparem que o módulo de cabideiro ao fundo acaba bloqueando um pouco o acesso ao armário à esquerda e mesmo sua abertura também acaba comprometida pela sapateira. Assim, uma sugestão é organizar as peças utilizadas com menor frequência nesses espaços que ficam mais escondidos.
No closet a seguir, optou-se por uma estante estreita ao fundo para facilitar o acesso aos armários laterais.
Outro detalhe importante a pensar é a iluminação do closet. Além do ponto de luz principal, pode-se incluir iluminação LED nas prateleiras ou nas divisórias laterais para melhorar a visualização das peças. No closet a seguir, foi instalada iluminação na base dos armários conferindo um ar aconchegante e charmoso ao ambiente.
Caso você deseje uma penteadeira, esta também pode ser posicionada na parede do fundo do closet. Não esqueça de incluir uma iluminação correta para a maquiagem.
No closet a seguir, foram projetadas mais gavetas do que prateleiras, uma forma de manter a organização e um visual mais clean.
Em espaços muito estreitos em que não é possível preencher as duas paredes maiores com armários, pode-se optar pelo closet em L.
Nos armários do closet também é possível adicionar itens como prateleiras e calceiros deslizantes, cabideiro basculante, entre outras opções que podem facilitar o dia a dia.
Não deixe de aproveitar a parede vazia para organizar bolsas em cabideiros e outros acessórios.
LEIA TAMBÉM
Quando há uma janela no cômodo, dependendo da planta, é comum instalar armários nas paredes laterais, formando um corredor.
Caso os armários avancem pegando parte da janela, uma alternativa é elaborar um móvel mais baixo próximo a ela, como um gaveteiro, a fim de não bloqueá-la.
Também é possível aproveitar o espaço abaixo da janela com uma sapateira ou cômoda, por exemplo. Uma dica é instalar rodízios nos móveis para poder movê-los facilmente na hora de limpar a janela.
Outro móvel bastante utilizado em frente à janela é a penteadeira.
No closet abaixo, além da área abaixo da janela, também foi aproveitado o espaço acima dela com armários.
Outra opção para usufruir desse espaço no alto é a instalação de nichos que podem ser utilizados para armazenar sapatos ou outros acessórios como chapéus, bolsas, caixas organizadoras etc.
Na inspiração a seguir, a penteadeira foi posicionada próximo à porta do cômodo permitindo um espaço mais amplo de entrada. A parte superior que abrange a abertura da porta também foi aproveitada com nichos.
Como pudemos notar em muitos projetos, é muito comum o encontro de armários no canto do cômodo, mas este pode ser aproveitado de diversas formas, de acordo com suas necessidades.
Na inspiração a seguir, o espaço gerado na quina deixou uma abertura um pouco reduzida, assim esse setor foi mantido sem prateleiras e utilizado para guardar os vestidos.
Uma ideia para não prejudicar o acesso a esse espaço é fazer um módulo de canto mais aberto, sem atravancar.
Outra dica é utilizar um cabideiro curvo no canto do closet.
O espaço originado no canto do closet também pode ser aproveitado como sapateira, utilizando simples prateleiras ou até mesmo prateleiras giratórias.
Uma sapateira giratória pode ser uma boa opção para quem tem bastate sapato.
Já no próximo closet, foi feita uma sapateira com porta espelhada na parede do fundo.
Os calçados também podem ser organizados na parte de baixo do closet, uma opção interessante de aproveitamento de espaço.
E que tal utilizar a lateral do armário como sapateira? Como puderam observar existem diversas maneiras de incluir um espaço para armazenar os calçados no closet.
CLOSET COM TRILHO CREMALHEIRA
Outra maneira de elaborar um closet aberto é utilizando trilho cremalheira. No mercado, existem trilhos de diferentes tamanhos e cores, os quais são instalados na parede e prateleiras ou outros acessórios são neles encaixados com suportes. Assim, uma das vantagens é poder adicionar mais prateleiras ou regular sua altura facilmente, permitindo modificar a configuração do closet sempre que necessário.
Outro benefício do uso de trilhos é a possibilidade de remover as estruturas para montá-las em outro local ou mesmo dar a elas novos usos.
Nesse tipo de estrutura com trilhos você pode utilizar suportes específicos para prateleiras de madeira ou aramada. Aliás, você encontra no mercado acessórios aramados diversos para montar um closet, como gavetas, prateleiras inclinadas para usar como sapateira etc.
Existem até mesmo kits prontos de closet aramado, uma opção prática e rápida de montar.
CLOSET FECHADO
Outra opção também bastante utilizada é o closet fechado que tem a vantagem de proteger mais as roupas da poeira e esconder a baguncinha.
Porém, caso seja uma pessoa organizada e goste das roupas à vista, pode escolher portas de vidro transparente que conferem um visual bem elegante à decoração.
No projeto de closet fechado você pode mesclar armários com aberturas de portas diferentes. Na inspiração a seguir, foi possível instalar uma penteadeira em frente a um dos armários devido ao uso de portas de correr.
As portas de correr, embora exijam uma maior profundidade total do armário devido à instalação dos trilhos, são recomendadas quando a área de circulação é muito estreita.
Você também pode optar por portas de vidro com cores, com iluminação embutida, com superfície espelhada…
Ou optar pelas tradicionais portas de MDF que também contemplam uma série de cores.
CLOSET COM HOME OFFICE
Um outro fator a se considerar é a necessidade de unir closet e home office em um mesmo ambiente, algo muito comum atualmente. Com criatividade, é possível implementar um espaço para estudar ou trabalhar alinhado ao projeto dos armários.
LEIA MAIS
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!