Encostar a cama de casal na parede normalmente não é a primeira recomendação, mas dependendo do caso, pode ser uma opção mais viável para posicionar os móveis desejados no quarto. E, com os ambientes cada vez mais reduzidos, talvez seja a única forma de dispor a cama.
Mesmo com essa configuração, veremos que é possível montar um quarto de casal pequeno com cama encostada na parede muito aconchegante e funcional!
CAMA ENCOSTADA NA PAREDE E EMBAIXO DA JANELA
Neste tipo de layout é comum vermos o guarda-roupas posicionado paralelamente à cama e, frequentemente, não é possível centralizá-la em relação à janela. Assim, uma sugestão é adicionar quadros ou itens decorativos na porção vazia da parede para equilibrar o visual.
No quarto abaixo, optou-se por não utilizar cortina ou persiana e nem cabeceira. Esta última pode ser substituída por um arranjo de travesseiros ou almofadas sobre a cama. Devido ao pouco espaço entre a cama e o guarda-roupa, fez-se necessário uma mesinha de cabeceira compacta, a qual um carrinho organizador cumpre a função, uma ideia bacana, pois facilita sua movimentação na hora da limpeza.
Reparem nesse próximo quarto que o guarda-roupa iria bloquear parte da janela. Para solucionar essa questão sem precisar diminuir a profundidade total do roupeiro, foi feito somente um módulo mais raso próximo à janela.
Caso deseje controlar a luminosidade proveniente da janela, uma das alternativas é o uso de persianas do tipo romana e rolô, que podem ser encontradas em diferentes cores de modelos.
Uma dica para conferir sensação de pé direito mais alto é embutir a persiana em um cortineiro de gesso, dando a impressão de que ela está saindo do teto.
As cortinas de tecido também podem ser utilizadas para proporcionar um ambiente ainda mais aconchegante. Caso opte por modelos longos, é necessário desencostar um pouco a cama da parede da janela.
Uma tática para ambientes pequenos é tirar proveito da continuidade visual, como podemos ver no quarto a seguir, em que a cor da parede e cortina são muito parecidas, deixando o ambiente mais harmônico.
Cortinas curtas também podem ser utilizadas com a cama ou cabeceira encostada na parede, podendo cobrir somente a área da janela ou toda a parede, artifício utilizado para dar impressão de ambiente mais largo.
Neste próximo quarto foi utilizado o mesmo recurso do módulo de menor profundidade próximo à janela para não bloqueá-la. Foram feitas prateleiras que podem ser utilizadas para organizar bolsas ou outros acessórios.
Já que em um dos lados da cama não é possível colocar uma mesinha lateral, uma ideia é fazer uma cabeceira de maior largura que permita apoiar itens do dia a dia como óculos, celular etc. até adicionando tomadas, se necessário.
Outra opção é elaborar um nicho na parte superior da cabeceira para servir de apoio.
LEIA TAMBÉM
CAMA ENCOSTADA NA PAREDE DA JANELA
Dependendo das metragens e configuração do quarto, a cama fica melhor posicionada encostada na parede da janela. No entanto, caso deseje utilizar cortinas longas, deve-se pensar em deixar um espacinho livre para um bom caimento do tecido.
Mesmo que a cama não fique centralizada na parede, pode-se pendurar quadros, prateleiras ou outros objetos decorativos tendo a cama como ponto de referência.
Se a pessoa que for dormir no lado da parede goste de ler na cama, uma sugestão é instalar luminárias pendentes ou arandela na cabeceira da cama. Não esqueça de providenciar interruptor neste lado para facilitar a rotina noturna.
Outra opção é instalar uma prateleira de pouca profundidade (para evitar acidentes) acima da cama e utilizar uma luminária articulada com garra. Essa prateleirinha também poderá ser útil na falta de mesinha de cabeceira.
Caso o quarto seja muito pequeno, onde cada centímetro conta, as persianas talvez sejam a melhor escolha, já que permitem que a cama seja totalmente encostada na parede.
A escolha da cama de casal encostada na parede também pode ser determinada pelas necessidades de cada morador, como no quarto a seguir que possibilitou a criação de um espaço de trabalho.
A persiana rolô utilizada nesse quarto é bem interessante, pois possui faixas intercalares com tramas mais abertas que permitem uma maior passagem de luz e um melhor controle da claridade, além de trazer mais privacidade. Veja mais detalhes deste tipo de persiana aqui!
Com marcenaria sob medida é possível aproveitar bem o espaço. Uma dica para quartos pequenos são os armários aéreos acima da cama que aumentam a área de armazenamento.
O quarto a seguir tem 2,90 x 2,59 metros e foi possível instalar guarda-roupa, mesinha de cabeceira e até uma penteadeira em frente à cama!
O próximo projeto foi feito para um quarto de 2,50 x 2,80 metros em que foi possível, com a cama de casal encostada na parede, a instalação de todos os desejos da cliente que incluíam um guarda-roupa, penteadeira e um compacto home office com mesinha e painel para TV.
OUTRA CONFIGURAÇÃO
Uma outra forma de posicionar a cama é encostá-la na parede, de frente para a parede da janela. Nessa configuração, a decoração fica mais livre por não ter a janela para delimitar a altura da cabeceira ou tipo de cortina, por exemplo.
DETALHES PARA CAMA ENCOSTADA NA PAREDE
Uma outra sugestão de decoração é ancorar a cama na parede estendendo a cabeceira para a lateral, a qual pode ser feita com pintura meia parede, lambri, boiserie, painel ripado entre outros materiais.
Esse recurso é muito utilizado para camas encostadas na parede, pois contribui para manter a parede sem manchas aparentes ou, dependendo do material utilizado, facilita a limpeza.
No quarto a seguir, a cabeceira estofada se estende para a lateral. Reparem também que a cortina curta foi embutida na cabeceira, dando a impressão de cair atrás da cama.
E para finalizar, uma dica para facilitar a arrumação da cama encostada na parede:
Como puderam observar, mesmo com a cama de casa encostada na parede é possível montar um quarto bonito, aconchegante e funcional!
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail!