Com o aumento das modalidades de teletrabalho ou regime híbrido adotado por algumas empresas, tem surgido uma nova necessidade: a criação de um home office em algum ambiente da casa.
Em apartamentos pequenos, quando não há possibilidade de utilizar um cômodo para este fim ou mesmo adaptá-lo no quarto principal, uma alternativa é integrá-lo à sala.
Confira a seguir, três maneiras de montar um home office neste ambiente.
1. HOME OFFICE INTEGRADO AO RACK
Aproveitando a profundidade do rack, você pode elaborar uma bancada ou mesa de trabalho com design alinhado a esse móvel. Prateleiras também podem ser instaladas ao lado da televisão para organizar livros e objetos necessários à rotina de trabalho. São muito úteis para liberar espaço em uma mesa pequena.

A superfície de trabalho não precisa necessariamente estar conectada ao rack. Um artifício para manter a unidade visual e deixar o ambiente mais harmonioso é utilizar a mesma cor do revestimento do rack na mesa ou bancada.
Na sala abaixo, o nicho para os eletrônicos no rack foi revestido com um MDF escuro, sendo este também utilizado para elaborar o pequeno armário do home office, reforçando a integração.



O espaço acima da TV pode ser aproveitado com armários para guardar itens de escritório ou nichos para organizar livros. Aposte em móveis sem puxadores para um visual clean.






Uma dica é prever a quantidade de tomadas necessárias e o melhor local para posicioná-las. No home office a seguir, uma caixa de tomadas foi embutida no rack para facilitar o acesso.

Caso a televisão fique descentralizada no painel ou parede, adicione um ou mais quadros, por exemplo, para montar uma composição equilibrada. Outra sugestão é instalar uma luminária de parede para poupar espaço na mesa.




Na sala abaixo, o rack foi prolongado para criar uma área de trabalho maior.

Mas, mesmo com um rack pequeno podemos expandir o tampo utilizando dobradiça embutida, como pode ser visto na sala a seguir, em que basta esticar a base de apoio e abrir a mesa.


O rack também pode ser substituído por uma ou mais mesas de trabalho, dependendo do espaço. Para que não pesem no ambiente, opte por modelos com estrutura mais delgada. E para apoiar os eletrônicos, uma sugestão é instalar um nicho ou prateleira acima da televisão.

Outra ideia é elaborar com um serralheiro uma estante sob medida com estrutura de metalon, com espaço para o home office. Caso curta um faça você mesmo e queira montar algo semelhante, pode optar pelas prateleiras com trilhos, também chamadas de cremalheiras.

LEIA TAMBÉM
2. MESA EM FRENTE À JANELA
Caso a sala seja muito estreita, a área em frente à janela pode ser aproveitada para montar o home office. Neste caso, uma persiana se faz necessária para o controle da luminosidade.





Na sala de estar abaixo, para o morador poder trabalhar apreciando a vista da cidade, foi feita uma mesa suspensa em frente à passagem para a varanda. No entanto, o acesso a ela não foi bloqueado, já que no apartamento existe outra porta que comunica com a sacada.

CONFIRA TAMBÉM
3. MESA AO LADO DO SOFÁ
Uma mesa de trabalho também pode ser disposta ao lado do sofá. Essa é uma maneira simples e rápida de criar um home office na sala de estar, já que é possível escolher mesas prontas encontradas no mercado.
Para integrar o home office neste ambiente, procure por algum modelo de mesa que orne com a decoração da sala. Na inspiração abaixo, por exemplo, o estilo industrial determinou a escolha dos elementos. Assim, a parede cinza escuro, luminária de trilho, mesinha do sofá com suporte de metal e a escolha da mesa de trabalho, prateleiras e itens decorativos na cor preta, tornaram o espaço bem harmônico.

O home office abaixo ganhou um ar retrô, com a mesinha de trabalho antiga, prateleiras em tom de madeira mais escuro e suportes de ferro trabalhados.

Se preferir um estilo glam, invista em móveis e objetos com detalhes dourados para dar um toque sofisticado à decoração.

Com metalon é possível elaborar diferentes tipos de móveis. A estrutura da mesa com prateleiras a seguir, embora alta, ficou discreta alinhada à composição de quadros da parede do sofá.

Avalie seu espaço! De repente, aquele cantinho vazio ao lado do sofá poderia ser muito bem aproveitado com um home office.

Na sala a seguir, foi elaborada uma pintura setorizada em arco para demarcar a área do home office.

Com um olhar criativo podemos encontrar soluções interessantes para nossas demandas. Veja que em um pequeno espaço ao lado do sofá, apenas posicionando a mesa de forma paralela, foi possível criar um local para trabalhar.


HOME OFFICE ESCONDIDO
Caso não se anime com o home office fazendo parte da decoração, ainda temos soluções! Que tal escondê-lo após o uso? Uma ideia é elaborar uma mesa com compartimento para guardar os itens de trabalho.

Outra ideia bacana é adicionar iluminação embutida na prateleira acima da bancada que, além de otimizar o espaço, também reduz a quantidade de objetos para esconder neste compartimento, como seria o caso de uma luminária, por exemplo.


Espero que tenham gostado das ideias! Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail!
lembrei desse:
https://biancadahora.com.br/projeto/apartamento-rui-barbosa-flamengo/
Bacana o projeto, espaço muito bem aproveitado!