Existem diversas maneiras de se aproveitar uma varanda, mas dentre as opções, a que mais me atrai é aquela desfrutada como um pequeno jardim. Acredito que a simples presença de alguns exemplares de plantas já é capaz de mudar totalmente a vibe de um lar.
Se você compartilha desse sentimento, mas não tem uma varanda, saiba que é possível criar um espaço verde bem aconchegante na sala!
A sala costuma ser um dos melhores ambientes para cultivar plantas, já que normalmente apresenta uma janela maior, proporcionando maior claridade. A iluminação natural é um dos principais fatores para o desenvolvimento das plantas, assim, é interessante posicioná-las próximo à essa luminosidade, contribuindo para a ideia de elaborar na sala um espaço tão agradável quanto uma varanda!
Para escolher as melhores plantas para esse local, verifique a intensidade de luz solar no ambiente, pois há espécies que precisam receber bastante claridade, outras são menos exigentes e também existem aquelas que precisam de luminosidade direta, ou seja, sol batendo em suas folhas por algumas horas do dia.
Para criar um espaço verde na sala, você pode agrupar plantas em um ou nos dois cantos do cômodo e até suspendê-las no teto ou parede. Caso goste, aproveite para pendurar uma rede de descanso ou cadeira de balanço, conferindo ainda mais aquele ar de varanda.
E para deixar tudo ainda mais aconchegante, que tal adicionar um abajur apoiado em algum móvel, uma luminária de piso ou ainda uma arandela na parede? Dê preferência para lâmpadas de luz quente, que emitem uma tonalidade mais amarelada.
Esses pontos de luz são ótimos para criar uma atmosfera agrádavel e acolhedora, um convite a um momento relax ao fim do dia.
Uma dica é brincar com as alturas das plantas e suportes de vasos, criando composições com folhagens de diferentes tamanhos, volumes e cores.
Conforme vão crescendo, as plantas têm a tendência de se inclinar ou emitir mais folhagens para o lado voltado à janela, buscando a luminosidade. Assim, uma solução é ir rotacionando o vaso periodicamente, o virando um pouquinho a cada vez, para que a planta tenha um crescimento mais harmonioso.
Caso você utilize ar-condicionado na sala, opte por plantas que resistam a ambientes climatizados. Estes normalmente possuem baixa umidade, podendo provocar estresse hídrico na vegetação. Outra consequência está relacionada à terra dos vasos que pode secar mais rapidamente, necessitando de maior frequência de rega.
Algumas plantas que costumam se adaptar a locais com ar-condicionado são as zamioculcas, espada-de-são-jorge, antúrios, lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode, jiboias, entre outras.
A ravenala é uma linda espécie que pode ser escolhida para embelezar o jardim na sala. Suas folhas lembram as da bananeira, trazendo um ar tropical e conferindo altura à decoração. Espécies de filodendos são ótimas opções para montar composições com outras plantas, como podemos ver na inspiração abaixo.
Alguns filodendros podem crescer bastante, suas grandes folhas tornam-se verdadeiras esculturas vivas. Se busca preencher o espaço, pode ser uma opção. No quesito de conferir volume à decoração, a samambaia também entra na lista.
Outras plantas com hastes ou caules compridos que podem equilibrar a composição são as palmeiras-ráfis, palmeira areca, pau-d’água etc., lembrando de escolher a espécie que melhor se adaptará às condições de seu ambiente.
LEIA TAMBÉM
Um artifício muito bacana é utilizar pintura para setorizar o espaço destinado à “varanda”, como podemos ver na sala a seguir. Além das plantas agrupadas no piso, reparem na linda jiboia apoiada na prateleira! Esse efeito cascata das plantas pendentes deixa qualquer ambiente mais charmoso!
Dentre as espécies que formam longos ramos, a jiboia é uma ótima opção, por não exigir muitos cuidados e ter crescimento rápido. Ela também é normalmente fácil de ser encontrada, sendo vendida até em alguns supermercados.
Caso seus ramos fiquem muito compridos, você pode podá-los e aproveitá-los para fazer mudas! É só colocar os ramos em um frasco de água e aguardar as raízes nascerem. Você pode cultivá-los na água mesmo ou replantá-los em outro vaso.
Na sala abaixo, as cortinas receberam a mesma cor da pintura setorizada. E reparem no móvel multifuncional criado na parede da janela. Serve como apoio para as plantas, mantendo-as numa altura boa para receber claridade, como banco e local de armazenamento com os nichos na parte inferior.
Você também pode aproveitar o espaço abaixo da janela com um simples banco de madeira, que combina bastante com a ideia de varanda.
LEIA TAMBÉM
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail!