A prática de tirar os calçados ao entrar em casa já virou hábito em muitos lares. Essa mudança comportamental originou a necessidade de uma sapateira próximo à porta de entrada.
Em apartamentos pequenos, o hall de entrada normalmente acaba se integrando a outros espaços, como sala de jantar e estar. Assim, uma ideia é criar um móvel com sapateira que atenda mais de um ambiente. Neste caso, o compartimento para calçados é elaborado para poucos pares, os mais utilizados no dia a dia.
Os chamados móveis multiuso ou multifuncionais agregam mais de uma função na mesma peça. Têm como vantagem a otimização de espaço, já que normalmente são desenvolvidos sob medida e de acordo com o layout em questão. Mas no mercado também encontram-se mobílias prontas que, de acordo com as medidas, podem se encaixar em seu ambiente.
BUFFET COM SAPATEIRA
Dependendo da configuração do ambiente, o buffet pode ser o primeiro móvel a ser visto a partir da entrada, tornando-o uma opção para inserir a sapateira. Para que não prejudique a circulação, pode ser projetado um buffet com pouca profundidade, como na inspiração abaixo, onde foram criados nichos na lateral do móvel para guardar os calçados.
Podemos ver que o design é único para ambas as funções, mas o espaço destinado à sapateira é isolado do outro compartimento da mobília. O tampo do buffet também pode ser utilizado como apoio para itens do dia a dia, como chaves, carteira, óculos de sol etc.
RACK COM SAPATEIRA
A mesma ideia vista acima pode ser aplicada no rack, como no exemplo a seguir, onde a sala de estar se encontra próximo ao hall de entrada que, por ser um corredor estreito, não permite o uso de uma “sapateira avulsa”. Dessa forma, integrá-la ao rack foi uma ótima solução, otimizando o espaço com um único móvel, deixando o ambiente mais leve.
CANTO ALEMÃO COM SAPATEIRA
O canto alemão tem sido muito implementado em salas de jantar, especialmente de apartamentos pequenos por alguns benefícios agregados, dentre eles o banco que, além de assento, serve como baú aumentando o espaço de armazenamento.
Este banco também pode desempenhar a função de sapateira quando a sala de jantar se encontra próximo ao hall de entrada, elaborando-se um nicho para os calçados embaixo do banco.
Caso disponha de mais espaço, outra ideia é projetar um banco prolongado com um compartimento separado para os sapatos. Este pode ser aberto ou fechado com portas ou gavetas.
Nessa área, cabideiros podem ser instalados na parede para melhor aproveitamento do espaço, contribuindo também para a organização da casa.
Como puderam observar, essa proposta de incluir um local para guardar os calçados em algum móvel que também tenha outro(s) uso(s), pode ser interessante para melhorar a circulação e o aproveitamento dos espaços, além de proporcionar um ambiente mais clean e também facilitar a limpeza.
LEIA MAIS
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificações de novos posts por e-mail!