Em banheiros pequenos é preciso pensar em cada detalhe para que o espaço seja bem aproveitado, organizado e funcional. E um móvel que irá contribuir para isso é o gabinete!
Embora esse móvel tenha, normalmente, um tamanho reduzido, existem alguns pontos a se considerar na escolha de seu modelo, como por exemplo, o que se pretende armazenar.
É interessante fazer uma lista dos itens e necessidades para então avaliar as possibilidades diante das medidas que o móvel terá. Caso o móvel seja planejado, há maior liberdade para definir divisórias ou compartimentos personalizados. No entanto, no mercado também encontramos diversos modelos já prontos que podem se aproximar do que você precisa.
A escolha do tipo de cuba para o banheiro também deve ser analisada, pois poderá influenciar nas medidas do armário. As cubas de apoio, por exemplo, por ocuparem uma área acima da bancada, acabam por reduzir um pouco a altura do gabinete, conforme visto na imagem abaixo. Porém, o espaço interno do móvel pode ser melhor aproveitado com esse tipo de cuba. Ainda, é importante considerar a distância entre o gabinete e o piso que, de acordo com profissionais da área, deve ter entre 15 a 20 cm para permitir a limpeza.
Gabinete com portas de abrir
O gabinete com portas de abrir é uma opção bastante comum para banheiros, pois permite que o espaço interno do armário seja bem aproveitado.
Por ser um armário baixo, o acesso aos produtos fica facilitado com o uso de cestos ou caixas organizadoras, principalmente aos localizados no fundo por ficarem mais escondidos.
Gabinete com porta e gavetas
Também é frequente vermos gabinetes de banheiro com gavetas posicionadas verticalmente ao lado de um compartimento com porta. Avalie as medidas que as gavetas terão, pois a funcionalidade talvez seja comprometida caso fiquem muito estreitas ou rasas demais.
Aqui no apê optamos por essa configuração de gabinete, pois achamos prático organizar os produtos em gavetas e também queríamos um espaço maior para guardar o pacote de papel higiênico, galão de sabonete líquido e produtos de limpeza utilizados nesse ambiente.
Outra sugestão é remover os rolos do pacote e acondicioná-los em alguma caixa ou cesto. Se ainda houver espaço, você pode aproveitá-lo com uma prateleira e/ou com um bastão extesível para pendurar frascos spray.
Ainda, pode-se destinar uma gaveta para organizar o papel higiênico.
Gavetas são muito utilizadas em banheiros pela praticidade, facilidade de organização e por serem mais ergonômicas.
Caso tenha intenção de instalar armário na parede acima da pia, considere itens que lá poderão ser guardados como antitranspirante, creme dental etc., e reserve espaço nas gavetas para organizar produtos como acessórios de cabelo, pequenas embalagens, absorvente, entre outras coisas que podem cair das prateleiras quando movimentamos ou tiramos algo.
Gabinete com duas portas e um gavetão
Caso o espaço para o armário seja compacto, é possível elaborar uma gaveta mais larga na parte inferior do gabinete, aproveitando as benesses desses dois tipos de compartimentos.
Gabinete com gavetões
Outra sugestão é fazer um gabinete com um ou dois gavetões. O móvel fica com um design muito bonito, mas deve-se levar em consideração a presença do sifão, encanamento, mangueira da torneira ou até mesmo uma parte da cuba localizada abaixo da bancada dependendo do modelo, sendo necessário adequar as gavetas para cada situação.
Gabinete com porta basculante e gavetão
Também existe a opção de combinar uma porta basculante e um gavetão na parte inferior do armário.
Gabinete com compartimento para roupa suja
Aqui no blog já falamos sobre a ideia de elaborar um compartimento no gabinete para a roupa suja. É uma proposta para banheiros pequenos que não dispõem de espaço para posicionar um cesto de piso comum.
Essa divisória para roupas pode ter diferentes formatos e medidas que dependerão das dimensões do gabinete.
Um alerta a se fazer é que gavetas, gavetões ou portas basculantes quando abertos e localizados próximo à porta do banheiro, podem bloquear sua abertura por fora. Assim, é necessário ter muito cuidado com bebês e crianças pequenas, pois eles podem entrar, fechar a porta do banheiro e abrir uma gaveta, impedindo o acesso ao cômodo. Confira aqui uma notícia sobre o assunto.
Gabinete com nicho para papel higiênico
A papeleira embutida no gabinete é outra opção interessante para banheiros compactos. Neste post você pode conferir diferentes modelos!
Dependendo do tipo de nicho para papel higiênico, é necessário optar pela porta de abrir ou pela porta basculante na parte superior do gabinete, já que a papeleira ocupará um pouco da parte interna do gabinete, inviabilizando a instalação da corrediça para gaveta.
Gabinete com compartimento para secador, prancha etc.
Também é possível elaborar compartimentos específicos, de acordo com suas necessidades, como uma gaveta vertical para guardar secador e outros apetrechos para cabelos, de forma a facilitar o acesso e manter tudo organizado.
Gabinete com portas de correr
Não vejo com muita frequência nos banheiros, mas gabinetes com portas de correr podem ser uma alternativa quando existe uma porta em frente que prejudique a abertura do armário.
Gabinete removível
Também existe a opção de elaborar um gabinete removível. Feito com rodízios em sua base, ele pode ser deslocado para fora do banheiro, facilitando na hora da limpeza. Ainda, por ser removível, possibilita uma maior área interna para armazenamento, já que não há necessidade de deixar um espaço entre o piso e o gabinete.
Os modelos de gabinetes aqui apresentados são os mais comuns, mas outros designs podem ser elaborados de acordo com as dimensões e layout do ambiente. Avalie todos os detalhes para determinar o que melhor se encaixa em seu banheiro, levando em conta suas necessidades.
Espero que tenham gostado das ideias! Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail! 🙂