Em cozinhas do tipo corredor é comum termos a lavanderia integrada seguindo a disposição linear para armários e eletrodomésticos que, por se tratar de um ambiente estreito, temos a impressão de ser a única opção de layout viável.
No entanto, dependendo das dimensões desses cômodos, talvez seja possível posicionar a máquina de lavar roupas e o tanque abaixo da janela da lavanderia. Essa configuração pode favorecer algumas situações como permitir a escolha de cuba, geladeira, fogão ou máquina de lavar roupas, por exemplo, um pouco maiores do que o espaço pré-determinado a estes itens. Cada caso deve ser analisado para se ter o melhor aproveitamento do espaço, diante de suas necessidades.
Remanejando a máquina de lavar roupa e tanque abaixo da janela da área de serviço também conseguimos uma área maior para a cozinha, podendo-se prolongar a bancada e adicionar mais armários ou até outro eletrodoméstico, como uma lava-louças.
Essa configuração ainda permite que seja instalado um tanque maior, mas deve-se levar em conta que, dependendo da largura do ambiente ou da presença de algum detalhe construtivo como no caso de coluna ou shaft, o acesso ao tanque talvez se modifique.
Como alternativa, o tanque também pode ser posicionado na diagonal para ampliar seu acesso.
Também é possível utilizar uma cuba em vez de tanque comum. O modelo redondo é uma opção para instalação no canto da lavanderia.
LEIA TAMBÉM
Com a máquina de lavar roupa e o tanque dispostos na parede da janela, podem ser elaborados diferentes tipos de armários, a depender da configuração e metragem do novo espaço criado para a área de serviço.
Na lavanderia a seguir, por exemplo, foi criada uma gaveta vertical embaixo do tanque para armazenar produtos e utensílios de limpeza.
Para guardar vassoura, rodo, balde (neste caso, opte pelo modelo retrátil), uma sugestão é o gavetão com rodízios embaixo do gabinete da cozinha.
Outra opção são os armários estreitos instalados entre a cozinha e área de serviço:
Em algumas lavanderias também é possível instalar armários aéreos e/ou prateleiras, aumentando o espaço de armazenamento.
CONFIRA TAMBÉM
Na área de serviço a seguir, ainda foi possível instalar um pequeno armário acima da janela:
Caso você não utilize muito o tanque no dia a dia, uma ideia é elaborar um tampo para cobri-lo, ampliando assim a superfície de apoio.
Na lavanderia abaixo, o espaço ao lado da máquina de lavar roupas foi aproveitado com um armário do piso ao teto, sendo a parte inferior feita com porta de correr.
Também existe a opção de posicionar somente a máquina de lavar roupa ou só o tanque abaixo da janela da área de serviço.
A lavanderia integrada à cozinha é uma proposta muito interessante para apartamentos pequenos e essa disposição em L pode permitir a otimização do espaço. Mas como dito anteriormente, cada caso deve ser bem analisado para verificar se esta disposição será realmente mais vantajosa.
Espero que tenham gostado das ideias! Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail! 🙂