Se você deseja dar uma boa renovada em sua casa de forma rápida e sem gastar muito, conheça a pintura setorizada! Pintar as paredes pode realmente transformar um ambiente e com essa técnica, você pode ir além do tradicional e imprimir muito estilo, personalidade e criatividade à decoração!
Existem várias maneiras de aplicar a pintura setorizada. A partir de formas orgânicas, geométricas, arcos, meia parede e pintura efeito caixa, por exemplo, é possível atingir diferentes resultados, como delimitar, integrar, destacar, criar volumes ou até mesmo camuflar uma determinada área.
Para visualizar melhor, confira ideias de pinturas setorizadas em diferentes ambientes e inspire-se para dar um novo visual aos cômodos de sua casa!
HALL DE ENTRADA
A técnica de pintura pode ser aplicada no hall de entrada de forma a setorizá-lo. Observe que no apartamento a seguir, a área de entrada é bem reduzida e as duas paredes pintadas ajudam a fazer uma delimitação visual desse espaço. E, em vez de uma pintura comum do teto ao piso, que tal elaborar algo diferente?
Outra sugestão é fazer uma pintura na parede do hall de entrada demarcando somente o local do cabideiro, prateleira ou aparador.
A pintura com efeito caixa também é muito utilizada para delimitar o hall de entrada, onde tanto as paredes como o teto, porta e até o piso podem receber a mesma cor, criando uma sensação interessante de volumetria.
Você pode ousar e criar um visual impactante e de destaque logo na entrada de casa dependendo da cor escolhida!
Em ambientes integrados em que o hall de entrada fica visível, é interessante optar por uma cor de tinta que converse com outros elementos do espaço, como por exemplo, marcenaria, almofadas, quadros ou tapetes que tenham um tom parecido ao escolhido.
No apartamento a seguir, o hall de entrada foi delimitado com pintura efeito caixa que se integra aos ambientes ao redor com a distribuição da mesma cor utilizada em pontos diversos da decoração.
Como comentado inicialmente, a pintura setorizada ainda pode ser utilizada para camuflar, como por exemplo uma porta, conforme visto na inspiração abaixo. A mesma cor ainda foi utilizada nas paredes e teto da cozinha e, para criar a sensação de um volume único, ela também recebeu piso com um tom de verde semelhante ao da tinta utilizada, delimitando visualmente o espaço.
A técnica de pintura foi aplicada neste próximo apartamento utilizando cores harmônicas de forma a setorizar o hall de entrada e a sala de jantar. Os vértices arredondados conferiram uma atmosfera divertida ao ambiente.
Dependendo do layout dos ambientes, pode-se elaborar diferentes tipos de pinturas, de acordo com a proposta desejada, como delimitar a área de circulação ou integrar hall de entrada e sala de jantar, por exemplo.
SALA DE JANTAR
Uma maneira diferente de setorizar a sala de jantar é elaborar uma pintura nas paredes próximas à mesa de refeições, criando um fundo para elementos decorativos.
Mas você também pode ousar com pinturas que percorram o teto, outra forma criativa de delimitar a sala de jantar.
Se preferir, a área do buffet pode ser setorizada com pintura.
LEIA TAMBÉM
SALA DE ESTAR
Essa técnica de pintura é também um ótimo recurso para integrar as salas de jantar e estar. Na inspiração a seguir, podemos ver que os espaços estão delimitados pela pintura, mas ainda se conectam.
Elementos da sala de estar também podem ser setorizados por pintura na parede como o espaço do sofá, da estante ou ainda do cantinho de leitura.
Na sala abaixo, a porta do lavabo foi pintada da mesma cor que a parede e alguns móveis, de forma a ficar bem discreta na decoração.
A pintura setorizada é também utilizada para destacar. Na sala de estar a seguir, havia um desnível na parede da televisão que causava estranheza. Em vez de tentar escondê-lo, a solução foi evidenciá-lo com pintura delimitando essa região, que agora destaca-se na decoração com um lindo jardim vertical!
É possível até mesmo criar novos espaços com essa técnica de pintura, como por exemplo, delimitar uma área na sala para ser aproveitada como varanda.
LEIA MAIS
CORREDOR
Se você não sabe como decorar o corredor, que tal aproveitar a pintura efeito caixa? O resultado fica muito bacana e pode até ser o ponto focal da decoração.
HOME OFFICE
Em ambientes multifuncionais, a pintura setorizada entra como uma ótima opção para delimitar espaços sem precisar de estruturas físicas. O cantinho do home office na sala de estar é um exemplo.
Mesmo em um cômodo reservado somente ao escritório, a técnica pode ser aplicada para definir a área de descanso ou mesmo o ambiente de trabalho.
DORMITÓRIOS
Em quartos de bebê ou quartos infantis a pintura setorizada pode ser aproveitada de forma bem divertida e criativa! Você pode delimitar a área do berço, do trocador, do cantinho de brincar e até da cabeceira.
Já em quartos com cama de casal, a sugestão é criar uma pintura parecida ao efeito caixa na área da cabeceira, mas com menor profundidade.
Mas é claro que esta é apenas uma ideia, você pode elaborar pinturas no quarto conforme a criatividade permitir, setorizando não somente a cabeceira, mas uma área com plantas, destacando-as, ou o espaço de trabalho ou da penteadeira, por exemplo.
Uma das grandes vantagens da pintura setorizada é que com um investimento menor do que uma reforma ou troca de móveis, você consegue transformar e ressignificar o ambiente de uma forma diferente e criativa!
Veja abaixo como pintar círculos ou arcos na parede:
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificações de novos posts por e-mail!