Versáteis, as cortinas podem, além de seu uso tradicional em janelas, ser criativamente implementadas como alternativa às portas de armários ou outros móveis e também como divisória de ambientes.
Essa é uma opção interessante quando se deseja economizar, principalmente em móveis grandes como guarda-roupas, sendo também uma solução para quem mora em imóvel alugado ou ainda, para aproveitar melhor o espaço de determinados ambientes, já que é necessário deixar uma área livre para a abertura das portas comuns.
É comum que essa forma de uso de cortinas seja algo provisório, mas veremos que não precisa parecer algo temporário. O resultado pode te surpreender! Inclusive, algumas pessoas realmente optam por esse recurso pela estética que proporciona. O tipo do tecido e modelo de prega da cortina podem imprimir diferentes visuais para diversos estilos de decoração.
Veja nesse post que as cortinas nem sempre precisam ficar somente nas janelas… 🙂
A dona do quarto a seguir, para reduzir custos, fez o guarda-roupa com as divisórias e gavetas sob medida e utilizou um varão com cortina no lugar das portas. Uma solução bonita, prática e econômica!
Com essa ideia, você também pode apenas delimitar o espaço que deseja para o guarda-roupa ou closet, utilizando prateleiras, gaveteiros e outros módulos avulsos para criar os compartimentos necessários para as roupas e acessórios e depois esconder tudo com uma bela cortina.
No quarto abaixo, até a penteadeira pode ficar oculta ao fechar as cortinas, uma forma de deixar o ambiente mais clean e também proteger produtos do sol.
Em locais onde não é possível utilizar o tradicional varão, pode-se optar pelo trilho suíço que é instalado no teto.
Você também pode providenciar um bandô para dar acabamento e esconder o trilho da cortina. No exemplo a seguir, a peça foi revestida com o mesmo tecido da cortina.
Já no dormitório abaixo, o forro de gesso foi projetado com um espaço que permite a instalação da cortina que fecha o closet. Neste caso, pode-se utilizar o trilho suíço, que fica oculto pelo forro, garantindo um visual bem elegante.
No closet a seguir, cortinas de linho na cor branca foram instaladas no lugar das portas dos armários trazendo leveza e amplitude ao ambiente.
A cortina não precisa ser necessariamente instalada desde o teto, isso pode variar de acordo com sua necessidade. Você pode aproveitar prateleiras para instalar o bastão da cortina.
No quarto abaixo, o varão foi instalado na própria estrutura do guarda-roupa.
Para ocultar a vista lateral de armários, uma sugestão são os suportes para cortina em L.
Outra vantagem de utilizar cortinas no lugar das portas dos armários é poder trocá-las quando desejar mudar o visual do ambiente!
No quarto abaixo, foi elaborada uma pintura setorizada que delimita a área do guarda-roupa e um suporte de metalon para o trilho da cortina.
As cortinas também podem ser utilizadas em estantes para esconder os itens ali guardados ou protegê-los da poeira.
Em um pequeno espaço você também pode criar uma sapateira vertical instalando um suporte para calçados na parede. Para o varão da cortina, uma opção é o bastão extensível (já vi vendendo na Daiso) que se ajusta no espaço e pode-se utilizar argolas de metal com clips jacaré para pendurar o tecido.
LEIA TAMBÉM
O uso de cortinas substituindo portas é muito interessante em dormitório com home office ou closet com home office onde pode-se fechar o guarda-roupa ou estante facilmente com a cortina para que a “bagunça” não fique exposta.
É muito comum o uso de cortininhas em gabinetes de cozinha. Além de ser uma opção mais econômica, deixa o ambiente bem aconchegante. Traz lembranças de casa de vó, não é?
Essa ideia também pode ser aplicada na lavanderia. Existe uma tendência de esconder a máquina de lavar dentro do armário, mas em pequenos espaços isso talvez não seja viável. Que tal usar uma cortina charmosa tanto para a máquina quanto para o armário embaixo do tanque?
Esta ainda pode ser uma ideia para as áreas de serviço integradas à varanda. Com cortina, é possível escondê-las de forma simples e com melhor aproveitamento de espaço.
Na lavanderia abaixo, em vez de armários suspensos, foram utilizadas prateleiras e uma simples e delicada cortininha para esconder os produtos de limpeza.
LEIA TAMBÉM
A cortina também pode ser utilizada como divisória de ambientes, como por exemplo, entre dormitório e closet.
No quarto abaixo, como forma de trazer maior amplitude ao ambiente, no lugar de paredes e porta convencional, foram instaladas cortinas para separar o banheiro, que possui box tanto para a área de banho, quanto para o vaso sanitário.
Com as cortinas pode-se criar um novo espaço dentro do mesmo cômodo. Uma forma simples de separar ambientes.
Este é um recurso muito utilizado em apartamentos studio, que são imóveis compactos onde, geralmente, o banheiro é o único ambiente separado por paredes. Assim, as cortinas podem ajudar a delimitar espaços e/ou conferir privacidade.
As cortinas ainda podem substituir portas de certos cômodos, sendo também utilizadas como tal em locais onde não é possível instalá-las, mas se deseja privacidade, como em amplos portais de passagem ou corredores estreitos.
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificações de novos posts por e-mail!
as cortinas podiam ter pinturas decorativas
lembrei disso:
Byobu
https://en.wikipedia.org/wiki/By%C5%8Dbu
abs!
Verdadeiras obras de arte!
Feliz 2025!
Abraços