Tirar os sapatos ao entrar em casa tem se tornado um hábito cada vez mais comum, trazendo a necessidade de um local para organizar os calçados, bolsas e outros itens pessoais no hall de entrada.
Este ambiente, também conhecido como chapeleira, além de conferir praticidade ao dia a dia, também contribui para manter a casa mais organizada, já que evita que os pertences fiquem espalhados pelo lar.
Com a tendência das moradias cada vez mais reduzidas, muitas vezes não há um espaço definido para este fim, mas talvez seja possível criá-lo de diferentes formas, confira!
HALL DE ENTRADA COM MARCENARIA PLANEJADA
Quando cada centímetro é valioso, um hall de entrada planejado pode ser a solução para otimizar o espaço ou até mesmo para se criar este ambiente mesmo em locais que pareça não ser possível.
No apartamento a seguir, aproveitou-se o painel que oculta a porta do lavabo para elaborar um recorte que delimita a área do hall de entrada. O fundo ripado ganhou cabideiros e uma pequena sapateira, cujo tampo também serve de apoio para carteira, chaves, óculos de sol etc. e que, por ser um local de passagem, se assemelha a uma bandeja, protegendo os objetos contra possíveis esbarrões.
Quando a cozinha encontra-se ao lado da entrada, uma ideia é criar uma divisória em marcenaria que funciona tanto para a concepção do hall de entrada, quanto para a elaboração do nicho para a geladeira, por exemplo.
No apartamento abaixo, foi projetado um hall de entrada compacto com ganchos para bolsas e sapateira com portas basculantes.
Ao utilizar cores de marcenaria presentes nos armários da cozinha, o hall de entrada acaba se integrando ao ambiente, ficando bem discreto na decoração.
Já no projeto a seguir, o painel da parede do sofá foi prolongado para a criação de um espaço no hall de entrada com um pequeno armário suspenso e uma prateleira para guardar os sapatos.
Você pode fazer um projeto de acordo com o seu espaço. Caso seja estreito, uma sugestão é elaborar uma sapateira com prateleira inclinada.
HALL DE ENTRADA COM BANCO-SAPATEIRA
Uma das tendências, quando a entrada da casa se localiza ao lado da sala de jantar, é integrar o hall de entrada a este ambiente. Isto pode ser feito estendendo a marcenaria do banco em direção à entrada.
No apartamento abaixo, a nova área criada ganhou um painel ripado com suportes para bolsas e um banco com sapateira inferior com portas vazadas.
Um pequeno hall de entrada também pode ser remanejado a outro local próximo à porta principal quando realmente não há espaço, como por exemplo, ao lado do sofá.
Também podemos contar com móveis soltos para compor o hall de entrada. Um banco com sapateira pode ser projetado sob medida ou mesmo comprado pronto. Você pode aproveitar o espaço atrás da porta, por exemplo, e ainda instalar cabideiros, prateleiras, espelho etc.
LEIA TAMBÉM
SAPATEIRA DE PISO COM PORTAS
As sapateiras de piso com portas são boas opções para deixar os calçados escondidos. No mercado encontramos modelos com designs muito bonitos que parecem até buffets, excelentes opções para ambientes integrados. Outra alternativa é encomendar uma sapateira com um marceneiro nas cores e medidas que desejar.
SAPATEIRAS ABERTAS
As sapateiras abertas também têm seu charme! Dependendo do seu espaço, uma ideia é utilizar um aparador com prateleiras para organizar os calçados no hall de entrada.
Caso suas metragens sejam reduzidas, você pode utilizar sapateiras compactas. Existem diferentes modelos no mercado, como as de madeira, que podem ser personalizadas na cor que você desejar.
Com pintura setorizada, você pode definir a área do hall de entrada.
Modelos de sapateiras de metal ou que mesclam serralheria com madeira também ficam muito bacanas na decoração.
SAPATEIRA SUSPENSA NO HALL DE ENTRADA
A sapateira suspensa é outra opção para o hall de entrada. Prática, facilita bastante na hora da limpeza, podendo ser aberta ou fechada com portas.
Uma ideia interessante é utilizar uma estante de parede como sapateira! O modelo da inspiração abaixo é a Wall Tech, da Tok&Stok.
Abaixo, a sapateira que escolhemos para o pequeno hall de entrada de nosso apartamento. Optamos por um modelo com portas que possui apenas 15 cm de profundidade, para não prejudicar a circulação. Veja mais detalhes de nossa sapateira suspensa clicando aqui!
Se você curte colocar a mão na massa, pode até elaborar sua própria sapateira suspensa com uma tábua, dois pedaços de pontaletes e uma ripa de madeira.
Ou quem sabe, utilizar cestos aramados como criativas sapateiras!
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificações de novos posts por e-mail!