Com as residências cada vez menores, os móveis de todos os ambientes também tiveram que ser adaptados a esta nova realidade, ganhando versões mais compactas.
Assim ocorre com as penteadeiras que passaram a ter medidas mais reduzidas e designs mais simples, demandando ainda novas formas de inseri-la no ambiente.
Em um quarto de casal pequeno, uma ideia é optar por móveis multiuso, como uma mesinha de cabeceira que, além de servir de apoio para luminária, livro, óculos etc., também possa ser utilizada como penteadeira.
Veja que uma mesa pequena e simples pode ser transformada em um cantinho lindo para maquiagem e autocuidado. E não se preocupe, não há necessidade de colocar uma mesinha igual do outro lado da cama, podendo-se escolher outro modelo se desejar.
Caso você utilize muitos produtos no dia a dia, uma mesinha com uma ou mais gavetas talvez seja interessante para organizá-los e manter a bancada livre, facilitando também a limpeza.
Se o espaço para a penteadeira for estreito, uma dica é optar por banquetas ou pufes em vez de cadeira, permitindo uma melhor circulação e acesso ao móvel.
Ainda, outra sugestão são as penteadeiras suspensas que deixam o espaço mais livre e facilitam a limpeza do piso.
Para aproveitar cada centímetro do quarto, você pode optar por um projeto sob medida totalmente personalizado que, além de atender suas necessidades, também eleva a decoração do ambiente.
No quarto abaixo, foi elaborada uma penteadeira com cantos arredondados e o mesmo MDF escolhido para ela também foi aplicado na cabeceira que recebeu uma altura maior para englobar o espelho.
No quarto de casal a seguir, foi possível realizar um ótimo projeto introduzindo uma penteadeira suspensa e uma sapateira que aproveita o espaço abaixo dela e segue até a outra ponta do cômodo.
Já neste próximo projeto, a bancada da penteadeira segue até a parede lateral onde foi realizado um armário ao lado da janela.
Caso a penteadeira fique entre a cama e o guarda-roupa, uma ideia é elaborar nichos nessa extremidade do armário que será bloqueada pela mesinha. Estes espaços podem ser utilizados para organizar produtos de higiene e beleza, acessórios, bolsas, livros etc.
Uma penteadeira pequena também pode ser inserida ao lado do guarda-roupa ou outro armário presente no quarto. Esta é uma alternativa que deve ser bem avaliada, já que perde-se um espaço de armazenamento para criar esse cantinho.
Dependendo do layout escolhido para o quarto, a penteadeira instalada ao lado do roupeiro pode ser uma boa estratégia para aproveitar o espaço de forma inteligente, como no caso de guarda-roupa posicionado em frente à entrada do cômodo, o qual precisa de um recuo para não prejudicar a passagem. Neste caso, opte por uma penteadeira de pouca profundidade.
No quarto a seguir, foi possível instalar uma pequena penteadeira atrás da porta!
Ainda pensando nesse layout do roupeiro próximo à entrada, outra ideia interessante é aproveitar a lateral do guarda-roupa como fundo para a penteadeira. No projeto abaixo ainda foi possível criar um armário superior, aumentando o espaço de armazenamento.
LEIA TAMBÉM
Dependendo da metragem do quarto, a parede lateral à cama também pode ser aproveitada para a instalação da penteadeira.
Analise também a possibilidade de posicionar uma penteadeira pequena na parede em frente à cama. Se o espaço for estreito, talvez seja melhor posicioná-la no canto para não prejudicar a circulação.
No entanto, caso haja uma passagem um pouco mais larga, uma ideia é elaborar uma penteadeira integrada a um móvel de maior comprimento, que abranja toda a parede a fim de otimizar espaço.
No quarto a seguir, foi elaborado um espaço multiuso entre dois armários que abriga a televisão e uma bancada que serve tanto para estudar ou trabalhar como penteadeira. O tampo do lado esquerdo se levanta evidenciando um espelho.
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!