Se você gosta de cozinhar e utilizar condimentos variados, um item que pode trazer praticidade no preparo das refeições é o porta temperos. Ter um local próprio para organizá-los e de fácil acesso pode realmente fazer a diferença no dia a dia.
Uma simples prateleira rasa pode ser utilizada como porta temperos. Além de não ocupar muito espaço, deixa a cozinha ainda mais charmosa com o colorido e textura dos condimentos à vista.
Você pode elaborar uma prateleira sob medida e utilizar uma cor que converse com os armários da cozinha. Na inspiração abaixo, por exemplo, foi escolhido o mesmo tom amadeirado do nicho do micro-ondas.
Outra sugestão é aproveitar a prateleira para instalar uma fita de LED e melhorar a iluminação na área da bancada. É comum que essa área fique um pouco sombreada, então adicionar mais um ponto de luz pode contribuir bastante na hora de cozinhar.
Um porta temperos instalado na parede da pia e próximo ao fogão agiliza o preparo dos alimentos, pois os condimentos estarão em um local fácil de identificá-los e sempre à mão.
Caso você não tenha muito espaço na parede da pia, uma sugestão é optar por frascos de temperos mais baixos, como os vistos a seguir:
Na cozinha a seguir, optou-se pela prateleira tipo canaleta que possui uma borda na parte frontal que oferece maior segurança ao manusear os frascos de tempero.
LEIA TAMBÉM
Na cozinha a seguir, a prateleira para temperos foi fixada com suportes de metal na base dos armários superiores.
Em uma cozinha pequena é preciso otimizar o espaço. Além da prateleira para temperos, podemos aproveitar a parede da pia com barras e pendurar suportes para diversos itens como detergente, lixeira, louças etc., de forma a liberar espaço na bancada.
Aliás, no mercado também podemos encontrar suportes para temperos de diferentes materiais, tamanhos, cores e modelos.
Além das prateleiras e suportes, também podemos utilizar um nicho como porta temperos que, normalmente, é instalado logo abaixo dos armários aéreos, de forma a integrá-lo no design da marcenaria.
Ainda, é possível elaborar uma prateleira com o próprio material utilizado na bancada, como na cozinha abaixo, onde a parede da pia também recebeu o granito São Gabriel.
Outra ideia é elaborar um frontão mais alto, unindo-o à prateleira para temperos.
LEIA TAMBÉM
O porta temperos também pode ser instalado em outros lugares da cozinha. Uma ideia é aproveitar a lateral de móveis, como a do nicho da geladeira, por exemplo.
Olhe sua cozinha com atenção! De repente, uma pequena parede que parece não ter utilidade, pode ser aproveitada com porta temperos. Na cozinha a seguir, foram instaladas três prateleiras preenchendo bem a superfície.
E que tal um porta temperos de acrílico para a parede da cozinha? O suporte abaixo ficou bem clean e foi feito sob medida, clique aqui para ver mais detalhes.
A parede oposta à bancada da pia também pode ser uma opção para instalar o porta temperos. Nesse caso, se for posicionado em um local de passagem é interessante escolher um modelo que proteja os frascos de forma a prevenir possíveis esbarrões.
O porta temperos ainda pode ser incorporado na marcenaria da cozinha sob a forma de gaveta vertical. Instalado próximo ao fogão também traz praticidade no preparo das refeições. Além dos condimentos, este módulo pode comportar frascos de óleo, azeite, entre outros produtos.
Também é possível organizar os temperos em alguma gaveta da cozinha. Uma dica é agrupá-los em uma bandeja para que não fiquem espalhados ou ainda utilizar organizadores de gavetas próprios para condimentos.
Espero que tenham gostado das ideias! 🙂 Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber gratuitamente notificações de novos posts por e-mail!