Utilizando móveis como divisórias de ambientes

Ambientes com conceito aberto são uma tendência nas residências já há alguns anos, especialmente naquelas em que a metragem é reduzida. No entanto, utilizar algum tipo de divisória pode ser útil em algumas situações, seja para delimitar ambientes, possibilitar um layout diferente, garantir maior privacidade, otimizar, organizar ou mesmo criar novos espaços.

Uma proposta interessante é utilizar móveis como divisórias, de forma a aproveitar os cômodos da melhor maneira possível, tendo a marcenaria planejada como uma excelente aliada para atender necessidades específicas.

No apartamento abaixo, por exemplo, não havia um hall de entrada definido. Assim, foi elaborado um painel sob medida que, além de delimitar essa área, permitiu a instalação de uma sapateira, um espelho e uma charmosa arandela. O lado do painel voltado para a cozinha ainda pode receber prateleiras para temperos ou livros de culinária, gancho para avental ou pano de prato etc.

Hall de entrada compacto e funcional criado com marcenaria planejada. Imagem via

A mesma estratégia foi utilizada no apartamento a seguir. Por se tratar de um imóvel alugado, optou-se por um móvel modular que pudesse ser desmontado e instalado em outro lugar futuramente. A estrutura projetada possui três lados, um voltado para o hall de entrada com nichos para sapatos e bolsas; outro com prateleiras para expor itens decorativos; e o lado voltado para o canto da leitura, onde a estrutura atua como continuação da parede com prateleiras para livros.

Um pequeno e prático hall de entrada foi criado com o móvel modular que também tem sua função na sala ao lado. Imagem via
O lado voltado para o canto da leitura. Imagem via

Além de delimitar o espaço do hall de entrada, o móvel pode proporcionar maior privacidade aos ambientes, como a estante de serralheria abaixo que deixa menos visível a sala de jantar com os livros e plantas cumprindo lindamente esse papel.

Estante vazada com plantas e livros faz a divisória entre hall de entrada e sala de jantar, conferindo privacidade de forma criativa e sem pesar o ambiente. Imagem via

Essa tática também pode ser aplicada para conferir maior privacidade à sala de estar quando a mesma se encontra de frente para o hall de entrada. As estantes vazadas são opções funcionais e que não pesam no visual.

Linda estante vazada que delimita ambientes, proporciona maior privacidade, organiza livros e ainda serve de apoio para uma bandeja bar. Imagem via

Outra ideia é substituir a parede de alvenaria, caso esta não seja estrutural, por um móvel. No apartamento a seguir, a parede entre cozinha e hall de entrada foi demolida para dar lugar a uma marcenaria multifuncional que possibilitou a reorganização do layout dos dois ambientes: no lado da cozinha, a estrutura abriga a geladeira, e do outro lado, funciona como sapateira e armário para organizar itens do dia a dia. Dessa forma, os cômodos puderam ser aproveitados de maneira mais eficiente.

Com a parede entre cozinha e hall de entrada derrubada, foi instalada uma marcenaria que atende ambos os ambientes. Imagem via
Com a parede entre cozinha e hall de entrada derrubada, foi instalada uma marcenaria que atende ambos os ambientes. Imagem via

Essa tática de remover a parede não estrutural substituindo-a por marcenaria planejada pode ser uma excelente alternativa para otimizar o espaço de cozinhas pequenas. Isso foi realizado no apartamento abaixo, onde a estrutura do lado da sala funciona como painel para a televisão, além de abrigar uma adega em sua lateral e, no lado voltado à cozinha, possibilita a instação de prateleiras e um bom armário, aumentando o espaço de armazenamento.

A parede divisória entre sala e cozinha deu lugar a uma marcenaria multifuncional. Imagem via
Após a remoção da parede, cada centímetro foi aproveitado com marcenaria para otimizar o espaço da cozinha. Imagem via

A parede não estrutural que dividia a cozinha e sala do apartamento a seguir, também foi removida dando lugar a uma ótima marcenaria que atende ambos os cômodos.

Em cozinhas pequenas é essencial espaço de armazenamento e, com a derrubada da parede, foi possível criar armários com maior profundidade sem prejudicar a circulação. Imagem via
O “fundo” do armário da cozinha funciona como painel para a televisão na sala de estar. Imagem via

Com a remoção da alvenaria não estrutural também pode-se planejar um aumento da área da cozinha avançando a marcenaria deste cômodo alguns centímetros a mais para a sala, por exemplo.

Dependendo do espaço disponível é possível planejar um nicho para o micro-ondas na marcenaria, aproveitando o restante da torre com ótimos armários. Imagem via
Mesmo um armário de pouca profundidade pode ser útil para guardar copos e xícaras. O tampo do balcão da cozinha segue até a sala de estar integrando os ambientes. Imagem via

LEIA TAMBÉM




Em alguns apartamentos é possível optar por livings ampliados, onde um dormitório tem suas paredes não estruturais removidas para incorporá-lo à sala de estar de forma a obter um ambiente mais espaçoso, iluminado e integrado. A remoção da alvenaria também possibilita mudanças no layout e uma melhor distribuição dos móveis, favorecendo a circulação.

No apartamento abaixo, a sala de estar ganhou uma estante vazada que serve de apoio à televisão, plantas e objetos decorativos, além de originar um corredor, dando privacidade à área íntima do imóvel.

Imagem via

Na inspiração a seguir, foi projetada uma marcenaria multifuncional no lugar da parede que dividia sala e quarto. O móvel funciona como painel para a televisão na área de estar e do outro lado atua como bancada de trabalho e armário, compondo o ambiente destinado ao quarto de hóspedes e home office.

Móvel multifuncional que atende a sala de estar e o quarto de hóspedes/home office. Imagem via
O móvel também serve para delimitar os espaços. Imagem via

Uma porta de correr foi instalada para dar privacidade ao hóspede. Dessa forma, foi possível manter os ambientes integrados, mais iluminados e arejados no dia a dia e transformar o cômodo em dormitório quando necessário.

Imagem via

Neste próximo apartamento, foi criado um espaço para home office utilizando uma estante no lugar da parede, unindo estética e funcionalidade. O móvel oferece isolamento acústico e privacidade para reuniões e ainda permite a entrada de luz natural pelos vidros da estante que decora tanto o escritório quanto a sala.

Em vez de parede foi elaborada uma estante que, por ter fundo de vidro, traz claridade natural ao home office. O espaço pode ser fechado com a porta de correr quando necessário. Imagem via
A estante vista do lado da sala de estar. Imagem via

Caso não seja necessário isolamento acústico, as estantes vazadas, como vimos anteriormente, podem cumprir a função de delimitar espaços com a vantagem de permitir a passagem de claridade e ventilação natural.

Estante com design leve, executada em vergalhão. Imagem via
Imagem via
Imagem via Pinterest

LEIA MAIS



Os móveis também podem atuar como divisórias no quarto. Dependendo da metragem do cômodo é possível criar um novo ambiente, como uma pequena área de closet.

No dormitório abaixo, um guarda-roupa vazado foi inserido no meio do dormitório, criando um pequeno corredor que acomoda uma penteadeira ao fundo. Feito de metal e vidro, o móvel não deixa o ambiente pesado, já que permite a permeabilidade visual.

O guarda-roupas aberto foi posicionado entre a cama e a entrada do banheiro, possibilitando um móvel de maior comprimento. Imagem via

Já no quarto a seguir, o espaço de armazenamento para roupas e acessórios pôde ser ampliado com um armário aberto posicionado entre a cama e o outro guarda-roupa contendo nichos e gavetas.

O móvel no centro do quarto é mais utilizado para organizar peças de roupas em cabides. Imagem via
Pequeno closet criado no quarto utilizando um móvel como uma divisória funcional. Imagem via

Os móveis podem ser elaborados de acordo com suas necessidades, com diferentes tipos de compartimentos.

Imagem via

Acima, vimos ideias de guarda-roupas abertos, com acesso a ambos os lados, mas também é possível fazer um fundo para o armário e utilizar o outro lado, voltado à cama, para outras finalidades ou simplesmente deixá-lo sem nada, como se fosse uma parede.

Imagem via Pinterest

No dormitório abaixo, foi criado um módulo multifuncional que funciona como closet e cabeceira. A marcenaria verde ainda conta com nichos na lateral para organizar livros e o outro guarda-roupa branco recebeu boiseries e fecho de toque nas portas, para mimetizar com as demais paredes do quarto.

O fundo do guarda-roupa verde serve de cabeceira para o lado da cama e o guarda-roupa branco foi disfarçado de parede ganhando boiseries iguais as paredes do quarto. Imagem via

Espero que tenham gostado das ideias! Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail! 🙂

Olá, obrigada pela visita. Deixe seu comentário!