Muitas vezes considerados apenas um local de passagem, os corredores podem até se tornar o ponto focal da decoração. No post de hoje veremos muitas ideias para transformar e valorizar o ambiente!
CORREDOR COLORIDO EM DESTAQUE
Por ser uma área de transição, é possível apostar em cores, revestimentos, objetos decorativos, entre outros elementos para decorar o corredor. E, como normalmente é visível a partir de outros ambientes, como sala de estar, jantar e cozinha, por exemplo, é importante que sua decoração dialogue com o restante da residência.
O corredor é um ótimo local para aplicar a técnica da pintura efeito caixa, que consiste em pintar as paredes, teto e portas da mesma cor, ampliando a percepção do espaço. É uma forma estratégica de adicionar um toque de cor no lar.
Com a pintura caixa, corredores que antes passariam despercebidos, podem ganhar destaque com cores vibrantes e sem pesar o ambiente. Mas também é possível optar por cores e tons mais discretos caso se deseje uma atmosfera mais suave.
Na sala a seguir, por exemplo, as cores neutras são predominantes e o corredor com tom de verde mais fechado deixou o ambiente muito mais interessante.

O corredor também fica lindo com cores mais vivas! Para que ele ganhe destaque, utilize cores mais claras no restante do ambiente.



Percebam que nos corredores acima até os rodapés foram pintados. Uma dica importante é escolher uma cor que esteja disponível em tipos de tinta diferentes (látex, acrílica, esmalte etc.), já que serão aplicadas em materiais distintos. No youtube você encontra tutoriais ensinando a pintar diferentes tipos de portas (preparo, materiais e acabamento).






E que tal dar um charme a mais ao corredor? Na inspiração abaixo, o piso ganhou lindos ladrilhos hidráulicos azuis, ornando com a pintura das paredes e o branco das portas e luminárias.

Já no apartamento abaixo, apostou-se em uma iluminação diferenciada para um corredor estiloso e com efeito dramático!



Nos dois corredores abaixo, o teto foi mantido na cor utilizada no restante dos ambientes. A pintura no fundo e paredes laterais promove sensação de ambiente mais alongado.


LEIA TAMBÉM
CORREDOR INTEGRADO
Outra estratégia interessante é estender a pintura do corredor para o ambiente ao lado, de forma a ampliar visualmente o espaço.

No apartamento a seguir, a parede do corredor se encontra bem em frente à passagem da sala, então foi pintada da mesma cor que a sala para disfarçá-la, integrando os espaços.


Já na inspiração abaixo, tirou-se proveito das paredes do corredor em diferentes larguras para elaborar um portal que abraça a sala de jantar.



Além da pintura, esse recurso também pode ser aplicado aos revestimentos diversos que podem cobrir somente a área do corredor ou se estender a outro ambiente.


O painel ripado da sala de estar abaixo segue até o corredor mimetizando a porta do home office, levando a uma sensação de amplitude.

CORREDOR COM PORTAS COLORIDAS
Os corredores também podem ganhar destaque somente com a adição de cores nas portas, mantendo as paredes em tons neutros.





PINTURA DA PAREDE DO FUNDO DO CORREDOR E TETO
O corredor também pode ganhar outro tipo de pintura, como toque de cor somente na parede do fundo e teto, conferindo ao espaço uma sensação de profundidade e continuidade, ampliando visualmente o ambiente.


CORREDOR COM OBJETOS DECORATIVOS
Como vimos anteriormente, as pinturas e revestimentos deram o toque decorativo principal, mas o corredor ainda pode receber outros elementos que complementem o visual.
Em corredores pequenos e estreitos, é interessante optar por itens que não atrapalhem a circulação, como espelho, esculturas e adornos de parede, entre outros. Os corredores podem se transformar em lindas galerias de arte com pinturas ou fotografias, uma forma muito bacana de dar vida e também de mostrar a personalidade e história dos moradores da casa.




O corredor também pode ganhar uma iluminação mais cênica com arandelas e spots direcionáveis para focar e dar ainda mais destaque aos quadros, conferindo à passagem uma atmosfera muito agradável.




No corredor abaixo, foi elaborada uma iluminação com fita led embutida no forro com cor quente de forma a simular o entardecer presente na fotografia.

Os quadros e fotografias podem ser posicionados de diferentes formas no corredor, seja dispostos em um lado ou ambas as paredes, de forma simétrica e alinhada ou formando composições despojadas.







A boiserie entra como outra alternativa para decorar o corredor. Se pintada da mesma cor da parede, fica bem discreta, parecendo apenas um relevo na superfície.


No corredor abaixo, as portas foram decoradas com boiserie para deixar a passagem ainda mais delicada e charmosa.

Caso haja espaço e boa luminosidade natural, plantas podem contribuir lindamente para a decoração do corredor.



LEIA TAMBÉM


Papéis de parede também são uma ótima opção para decorar o corredor, agregando cor e textura ao espaço de passagem. Podem ser aplicados em todas as paredes, somente no fundo ou até mesmo no teto!



Espero que tenham gostado das inspirações! Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail!