Ter um espaço de trabalho em casa tornou-se uma necessidade e mesmo que não haja um cômodo específico para essas atividades, é possível adaptar um home office em outros ambientes.
Já vimos por aqui formas de incluir um espaço de trabalho na sala de estar e hoje veremos algumas ideias de como elaborar um home office em um quarto de casal pequeno, já que muitas vezes torna-se necessário ter locais distintos e mais reservados para cada pessoa trabalhar.
MESA DE TRABALHO NO LUGAR DA MESINHA DE CABECEIRA
Um pequeno home office pode ser montado no lugar de uma das mesinhas de cabeceira. Instalar prateleiras na parede para apoiar itens de uso diário pode ser uma ótima solução para liberar espaço na mesa.

Caso o espaço seja reduzido, uma maneira de ampliar a mesa é encostar a cama no guarda-roupa ou mesmo na parede. É necessário avaliar suas necessidades juntamente com os prós e contras.


Em ambientes pequenos também podemos contar com móveis multiuso, como o home office a seguir, elaborado ao lado da cama, que também funciona como penteadeira. Outro detalhe que podemos observar neste projeto é a caixa de tomada embutida na mesa.
Em dormitórios a iluminação costuma ser mais suave, assim é importante adicionar mais um ponto de luz próximo à mesa. As luminárias de parede são ótimas opções, poupando espaço na superfície de trabalho.





No quarto abaixo, encostando a cama na parede foi possível incluir o home office entre ela e o guarda-roupa. Como a mesa fica encostada no roupeiro, uma sugestão é elaborar nichos ou prateleiras nesse setor para organizar livros e até apoiar uma impressora, caso necessário.





Caso a mesa fique mais alta que a cama, uma ideia é fazer o canto arredondado para evitar acidentes e proporcionar um design mais suave.




No quarto a seguir, foi deixado um espaço ao lado do guarda-roupa para posicionar uma mesa de 120×45 cm, ficando uma área de circulação de 70 cm entre cama e armário.


Uma mesa de canto também pode ser uma boa opção para ampliar o espaço do home office.


LEIA TAMBÉM
HOME OFFICE NA PAREDE LATERAL DA CAMA
Outra sugestão é instalar o home office paralelamente à cama. Normalmente, essa disposição possibilita uma mesa de trabalho mais larga.

No quarto de casal a seguir, optou-se por uma bancada suspensa, uma forma de dar mais leveza ao ambiente e facilitar a limpeza. Também foi possível incluir um pequeno armário abaixo da bancada para armazenamento.




Caso precise de mais espaço de armazenamento, armários aéreos podem suprir essa necessidade. Para que o ambiente não fique carregado, uma dica é mesclar os móveis com nichos ou prateleiras.





No dormitório abaixo, a mesa de trabalho foi acoplada à sapateira localizada ao lado.


HOME OFFICE NA PAREDE EM FRENTE À CAMA
Caso o dormitório seja muito estreito, outra alternativa é posicionar o home office na parede em frente à cama. Se não houver uma boa área de circulação, pode-se instalar a mesa de trabalho no canto do quarto, encostando na parede lateral, de forma a manter a passagem mais livre.




Se houver possibilidade de incluir um móvel em frente à cama como cômoda ou rack, por exemplo, é possível integrá-lo ao home office.




LEIA TAMBÉM
HOME OFFICE INTEGRADO AO GUARDA-ROUPA
Ainda, existe a possibilidade de integrar o home office ao guarda-roupa quando não há outro espaço disponível. Uma das vantagens é aproveitar a profundidade do armário para fazer uma mesa com maior espaço para as pernas.












Se você precisa incluir um home office no quarto, mas não gosta muito de ter o espaço de trabalho sempre à vista, uma ideia é escondê-lo com cortina! Na inspiração abaixo, o pequeno escritório foi posicionado ao lado do guarda-roupa e, quando não está em uso, fica totalmente oculto.


LEIA MAIS
Espero que tenham gostado das ideias! Inscreva-se no “Viajando no Apê” para receber notificação de novos posts por e-mail!